Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

27 de Janeiro, 2023

A toupeira e a estátua, uma história da Coreia

A história de hoje, da toupeira e a estátua, vem de terras da Coreia, muito antes desse país se ter separado em dois. Seguindo os nossos paradigmas ocidentais, poderíamos defini-la como uma fábula, que até se assemelha bastante a alguns contos recolhidos em Portugal. Essa semelhança é fascinante, mas também ser pouco conhecida na Europa, pelo que achámos que poderíamos aqui recordar toda a história.

A história da toupeira e a estátua

Era uma vez uma família de três toupeiras que vivia próxima de uma estátua budista. A filha do casal, muito bonita, aproximava-se da idade para casar, e como bons pais o seu pai e mãe queriam casá-la com o melhor e mais poderoso homem* que conseguissem encontrar. Após pensarem muito no tema, decidiram que ela poderia casar com o Céu, porque este olhava de cima para todos nós.

Aproximaram-se dele com uma proposta, mas o Céu disse-lhes que não era o mais poderoso, já que o Sol era capaz de decidir as cores que lhe impunha - azul durante o dia, negro durante a noite, e assim por diante! Foram então falar com o Sol, a quem colocaram uma proposta semelhante, mas também este lhes disse que não era o mais poderoso - o Rei das Núvens tinha o poder de decidir se a sua luz chegava à terra ou não! Como tal, foram falar com o Rei das Núvens, que lhes revelou que ele também não era o mais poderoso - o Vento tinha a capacidade de o afastar de qualquer local com um mero sopro! Portanto, aproximaram-se depois do Vento com a mesma proposta, mas também este lhes disse que não era o mais poderoso - existia uma estátua budista que nem ele conseguia mover do local!

O casal de toupeiras, agora já bastante frustrado, foi então falar com a estátua budista que estava próxima da casa em que viviam. Inesperadamente, também esta lhes confessou que não era a mais poderosa, porque uma toupeira era capaz de escavar por baixo dela, fazendo-a cair e partir-se em mil pedaços! E então, marido e mulher aperceberam-se que a resposta era bem mais simples do que pensavam e acabaram por casar a sua filha com uma bela toupeira da sua região natal.

 

São muitas as lições que poderíamos extrair desta fábula, mas - como as de Esopo na sua forma original - elas são mais que muitas, não existindo uma resposta correcta ou uma errada. Em alternativa, cada leitor pode encontrar nela uma lição que lhe pareça apropriada para o seu próprio contexto, e é esse o convite que deixamos a quem ler estas linhas.

 

 

*- Neste sentido compreenda-se como "homem" um qualquer ser do sexo masculino, não necessariamente um humano.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!