Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

17 de Setembro, 2020

A verdadeira lenda de Mulan

A figura de Mulan é conhecida na sociedade ocidental essencialmente devido a um filme da Disney que foi feito há alguns anos e sofreu um remake recentemente. Mas o que talvez muita gente ainda não saiba é que a trama dos filmes, de um modo geral, se baseia numa lenda chinesa. Por isso pergunte-se, o que diz a verdadeira lenda de Mulan?

Verdadeira lenda de Mulan

Esta figura, conhecida na China como 花木蘭 (ou Hua Mulan), aparece pela primeira vez num poema do século IV-VI d.C. que hoje toma o nome de Balada de Mulan. É um poema muitíssimo simples, cuja trama até pode ser resumida em meia dúzia de linhas - o pai de Mulan é convocado para a guerra, mas não tem filhos do sexo masculino que possam tomar o seu lugar. Então, esta personagem feminina compra o que necessita, junta-se às batalhas vindouras e luta durante 10 anos. Quando lhe oferecem uma recompensa pelos seus bons serviços, limita-se a dizer que apenas pretende um transporte rápido para casa. Voltando então a casa passado 12 anos, os seus companheiros notam pela primeira vez uma verdade que lhes estava oculta até então - Mulan era uma mulher! E assim, o poema termina com uma sequência que até faz pensar - "quando dois coelhos [de sexos opostos] correm lado a lado, quem sabe distinguir as suas formas?"

 

É esta a verdadeira lenda de Mulan, sobre a qual posteriormente serão construídas novas histórias e adicionados novos elementos. Por exemplo, nesta versão original nunca é dito o porquê da heroína se juntar à guerra, sendo apenas revelado que, na ausência de um irmão mais velho do sexo masculino, ela pretendia ocupar o lugar do seu pai. Depreende-se, muito vagamente, que de alguma forma ele estivesse incapaz de combater, mas o poema nunca diz isso. E o que as tramas posteriores fazem é tomar sugestões como estas e amplificá-las, sugerindo, por exemplo, que ela se possa ter apaixonado por alguém, ou que tenha tido algumas dificuldades iniciais em tornar-se guerreira, um conjunto de características que não aparecem, na verdade, nesta primeira e inicial versão de toda a história.

 

A verdadeira lenda de Mulan é, assim, pura e simplesmente a de uma jovem que decide ocupar o lugar do seu pai numa guerra, e que o faz durante mais de uma década sem que o seu verdadeiro sexo de nascença seja descoberto. Tudo o resto são adições posteriores a uma lenda original dos primeiros séculos da nossa era, que nunca dizia - como já referido acima - que ela se tivesse apaixonado por algum dos seus companheiros, ou tivesse tido dificuldades na guerra...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!