Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

08 de Março, 2019

"Aradia, or the Gospel of the Witches", de Charles Godfrey Leland

Este é um livro definitivamente intrigante. É-nos contado que ao seu autor foi entregue uma espécie de manuscrito em que estavam contidos alguns dos rituais de uma seita italiana de bruxas; ele traduziu-o e depois publicou-o sob a forma de livro. Não sabemos até que ponto essa suposta história será verdade, havendo quem acredite que sim, mas também quem o negue. De qualquer forma, a resposta é, como quase sempre nestas coisas, uma questão de fé; por isso, devemos é passar ao conteúdo da obra, que pode, essencialmente, ser dividida em duas partes.

 

Na primeira delas, surgem diversos mitos e rituais associados a Aradia (provavelmente uma forma corrompida, ou adaptada, do nome Herodias), que parecem ter tido alguma influência em religiões modernas como a Wicca, e que o autor supostamente retirou do manuscrito a que teve acesso. Na segunda, aparecem depois alguns mitos mais directamente associados à Lua, ou a Diana, em que essas figuras têm um papel preponderante; entre eles encontra-se, por exemplo, um mito de Laverna que até (ainda) poderá ter alguma influência da Antiguidade.

 

De um modo geral, ambas as sequências da obra são igualmente interessantes, já que nos permitem aceder a um conjunto de crenças mágicas e mitológicas pouco conhecidas. Mesmo que, em pior dos casos, até tenham sido inventadas por Charles Leland, fazem sentido e são consistentes com o que se esperaria encontrar em mitos de origem e em rituais mágicos. Por isso, este é um livro muito interessante para quem tiver interesse nos temas em questão; pode ser encontrado gratuitamente online, mas desconhecemos se existe traduzido para Português.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!