As estranhas histórias de "Struwwelpeter"
Começamos este ano de 2025 com um tema que é pouco conhecido em Portugal mas famoso na Alemanha, um livro de 1845 chamado Struwwelpeter. É provável que nunca tenham ouvido esse nome antes, mas algumas ilustrações da obra, como as que apresentamos abaixo, são hoje relativamente conhecidas na cultura popular, inclusive em memes online, aparecendo em muitos casos associadas a frases como "a minha vida é um conto de fadas, mas alemão". Mas então, que tem este livro, da autoria do psiquiatra Heinrich Hoffmann, especialmente digno de nota, ao ponto de lhe termos decidido dedicar estas linhas?
Como aqui contámos nos casos da Cinderela ou da Pequena Sereia, em outros tempos as histórias populares não eram para crianças nem tinham necessariamente de acabar bem. Hoje sim, acabam quase todas bem, muitas vezes com um estranho "e viveram felizes para sempre", mas nem sempre assim foi o caso. Agora, se as histórias preservadas nas linhas escritas por Heinrich Hoffmann não parecem ser muito mais antigas do que o seu autor, elas são dignas de nota por apresentarem exclusivamente crianças a portarem-se mal, num conjunto de 10 tramas em que as consequências dessas más acções são levadas ao extremo.
Por exemplo, na imagem acima pode ser vista uma ilustração de uma história em que uma menina, desobedecendo aos seus pais e ignorando os conselhos dos seus gatos, brinca com fósforos, acabando por se queimar mortalmente. A seu lado apresentamos uma outra história, em que um menino que gostava muito de chuchar no polegar, acabou por ficar sem ele. Uma terceira, que optámos por não mostrar, tem como personagem principal um menino que não queria comer a sopa, e então foi emagrecendo, emagrecendo e emagrecendo até morrer. Já Struwwelpeter, o menino que dá nome à colectânea e que é apresentado logo na primeira história, não cuidava de si, e então a gravura inicial da obra apresenta-o com cabelo esgrouviado e unhas enormes.
Struwwelpeter é, portanto, uma obra infantil, ainda hoje famosa entre os nativos alemães, que demonstra as consequências do mau comportamento infantil. Algumas das suas 10 histórias são mais interessante do que outras, mas em comum todas elas têm o facto de nos pretenderem comunicar algo como "não te portes mal, olha o que pode acontecer!" Não sabemos até que ponto a estratégia funciona, ou se os meninos alemães deixaram de brincar com fósforos por terem lido as potenciais consequências em textos como os desta obra, mas para os leitores que procurem um livro dito infantil extremamente original, podem encontrá-lo sob este nome!