As histórias de Aio Locúcio e de Redículo Tutano
Hoje, queria cá deixar duas pequenas histórias, a de Aio Locúcio e de Redículo Tutano.
Por volta de 391 a.C. , um cidadão caminhava perto do Monte Palatino, em Roma, quando ouviu uma misteriosa voz que o avisou de um ataque iminente por parte dos Gauleses. Este cidadão tentou passar a mensagem a quem poderia fazer algo em relação a isso, mas foi ignorado. Então, após o ataque, foi construído no local onde a voz foi ouvida um templo, mas esta nunca mais voltou a ser ouvida. O seu nome, "Aio Locúcio", vem da acção perpetrada pela voz.
A segunda história passou-se por volta de 211 a.C. . Quando Aníbal se preparava para invadir Roma, algo o fez, de alguma forma, voltar para trás. O relato do que se passou, em específico, difere de autor para autor, mas para comemorar a salvação da cidade foi erigido nesse local um templo a "Redículo Tutano", cujo nome vem, novamente, da acção da misteriosa figura.
Serão estas histórias de Aio Locúcio e de Redículo Tutano verdade? Será que realmente ocorreram da forma retratada pelos vários autores? Nunca o iremos saber, mas isso não nos impede de ter algumas opiniões sobre o tema...