Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

24 de Julho, 2020

As "Jatakas", de autoria desconhecida

Exemplos de Jatakas

As Jatakas, ou Histórias Jataka, de autoria desconhecida, são uma compilação de histórias provindas da Índia. No entanto, por comparação com um texto como o Panchatantra, apresentam uma característica muito curiosa, na medida em que as diversas histórias são todas incluídas em relatos sobre a vida de Buda. Passamos a explicar.

Segundo as crenças budistas a nossa vida é composta por um conjunto repetido de existências, cada uma delas supostamente um pouco melhor que a anterior. Nesse sentido, se o Buda atingiu o Nirvana enquanto vivia como Sidarta Gautama, isso supõe igualmente um conjunto de existências anteriores, em que aquele a que viriam a chamar "O Buda" passou por todo um conjunto de aventuras. O que os Jatakas fazem é ligar essas aventuras anteriores à figura do Buda existente num tempo que lhe era o presente, seguindo um padrão previsível - surge uma qualquer questão ou problem no tempo presente, e o Buda refere-se à forma como causou, ou resolveu, uma situação semelhante numa vida anterior.

 

Sabemos que as histórias existiam antes dessa sua associação ao Buda, possivelmente até em forma oral, porque elas existem em outras compilações anteriores, mas isso não as torna menos interessantes. Bem pelo contrário, a presença desse contexto permite, de alguma forma, apresentar um conjunto de comentários que até enriquecem as histórias originais, tornando mais fácil compreendê-las e explorar melhor os diversos elementos particulares dos seus enredos.

 

Mas será que vale a pena ler estas Jatakas? Para os leitores ocidentais, podemos resumi-las como mais de 500 histórias semelhantes a fábulas, mas com a adição dos pequenos comentários a cada uma delas já referidos acima. E se essa ideia basilar vos intriga, sim, talvez devam efectivamente lê-las.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!