As principais povoações islâmicas de Portugal
Há alguns dias, enquanto procurávamos informação para a lenda de São Vicente, encontrámos um curioso mapa que data do século XII e mostra as povoações islâmicas de Portugal. Presume-se, naturalmente, que não mostre todas elas, mas o que contém é tão interessante que achámos que o deveríamos mostrar por cá. Ah, e para os menos atentos, este mapa está aqui com o Norte para baixo, apenas para facilitar a leitura dos nomes das povoações:
Datado do século XII e da autoria de Muhammad al-Idrisi, mas reproduzido aqui numa cópia já do século XX (e com os nomes latinizados), este mapa mostra um Portugal que ainda quase não o era, delimitado a Norte por Sant Iakub (Santiago de Compostela) e outras duas povoações; e a Oeste por Salamanka, Al kantara, um rio (já lá iremos), e Cádis. Se a geografia aqui presente nem sempre é muito precisa, permite identificar várias localizações cujos nomes ainda são famosos nos nossos dias. Começando então pelo Norte, temos:
- Minu, que possivelmente deu lugar ao nosso "Minho", mas cuja localização actual não conseguimos descobrir;
- Mont Maior, a cidade de Montemor (próxima de Coimbra);
- Kalimria e Koria [/Kuzala], para as localidades de Coimbra e Curia;
- Asbuna, a cidade de Lisboa;
- Santarín, a cidade hoje conhecida como Santarém;
- Alkasr, moderno Alcácer do Sal;
- Silb, certamente Silves;
- Sant Maria, provavelmente as actual cidade de Lagos;
- Martala, i.e. Mértola, próxima do rio Guadiana, o limite de Portugal a Este.
Face a este mapa, e à geografia que ele nos comunica das povoações islâmicas de Portugal, é curioso poder perceber que algumas grandes cidades dos nossos dias ainda não existiam nessa altura, enquanto que outras foram perdendo progressivamente a importância que tiveram em outros tempos. Ainda assim, foi interessante podermos perceber quais as povoações mais notáveis no tempo da Reconquista Cristã, num conjunto de pequenas curiosidades que achámos que tínhamos mesmo de deixar por cá!