Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

17 de Maio, 2014

As viagens de João de Mandeville

As viagens de João de Mandeville não são, obviamente, uma obra da Antiguidade, mas sim um texto que foi produzido, supostamente, por um tal João de Mandeville no século XIV, em que este reconta as suas viagens pelo mundo.

 

A obra que obteve o nome de Viagens de João de Mandeville, em si, é um misto de realidade e de ficção, mas a sua referência neste espaço passa pelo facto de, nesta obra, como em muitas outras da mesma época, ainda existir uma curiosa fusão entre o Paganismo e a religião cristã. Aquando destas suas viagens, o autor passa por diversos sítios, e parece dar a pontos de interesse mitológico (por exemplo, creio que a ilha de Circe é um deles) a mesma relevância que dá a locais de importância religiosa (por exemplo, o túmulo de Cristo), e não deixa de mencionar figuras tão lendárias como a Fénix ou os Pigmeus (os tais que lutavam contra os grous).

 

Isto para mostrar que, mesmo após quase um milénio, a cultura da Antiguidade ainda continuava, pelo menos em parte, viva, e obras como esta, onde se apresentavam as muitas maravilhas das terras distantes, acabaram até por ter uma influência importante na mente de descobridores como Cristóvão Colombo.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!