Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

27 de Janeiro, 2021

Cães e gatos, inimigos também na China

Quem tiver tanto cães como gatos em casa já se terá certamente apercebido de que, salvo raras excepções, eles raramente se dão bem. E isto, de um ponto de vista dos mitos e lendas, poderá suscitar uma questão - porque é que cães e gatos são inimigos? Existem as mais diversas respostas, em culturas por todo o mundo (até já cá falámos do tema anteriormente!), que normalmente passam pela existência de um qualquer evento que suscitou o primeiro grande conflito entre estes dois animais. E, nesse sentido, a resposta que aqui apresentamos hoje vem-nos da China.

Cães e gatos

É-nos então contado que um dia um homem vendeu por acidente um anel mágico, que lhe garantia todas as maiores riquezas do mundo. Sem ele, este homem e toda a sua família foram empobrecendo rapidamente. Os animais da família - um cão e um gato - aperceberam-se disto, pelo que decidiram recuperar o anel mágico. Assim, sabendo que o anel estava agora numa determinada casa, fechado dentro de um pequeno cofre de madeira, os dois animais decidiram colaborar. Com a ajuda de um rato, o único que seria capaz de roer o cofre e obter o anel, partiram em viagem. Passaram por muitas aventuras, mas conseguiram ultrapassar todas as dificuldades através de entreajuda mútua - e sim, conseguiram recuperar o anel!

Depois, no caminho de volta, e com a ânsia de regressar a casa o mais depressa possível, estes animais decidiram correr tão depressa quanto lhes era possível. Mas, enquanto que o cão precisava de contornar os obstáculos, o gato simplesmente saltava por cima deles, e assim, com o anel na sua boca, foi o primeiro a chegar a casa e recebeu todo o carinho dos donos, que até lhe deram as comidas mais frescas. Já o cão, que só chegou muito mais tarde, foi considerado como um inútil, insultado pelos donos e condenado eternamente a comer só os restos. E assim nasceu este eterno conflito e a ideia de que cães e gatos são inimigos!

 

De um ponto de vista mais real, a pergunta Porque é que cães e gatos são inimigos? não tem uma resposta concreta ou absolutamente verdadeira. Isto até porque eles nem sempre desgostam um do outro... mas tratando-se de animais domésticos, é por isso provável que estivessem mais debaixo do olho dos seus donos, gerando histórias como estas e muitas outras, que explicam o porquê de estes animais nem sempre se darem bem, sendo ambas as espécies pensadas de uma forma quase humana, como se também sentissem conflitos como os seres humanos o sentiriam em condições semelhantes. E assim, na China, como em muitos outros locais, foram criadas histórias como estas para explicar essa (má) relação entre os dois animais...

Gostas de mitos, lendas, literatura, e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é fácil, gratuito, e poderás aprender muitas coisas novas!