Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

01 de Abril, 2019

Cães e gatos - qual a origem de um conflito imortal?

gato e cão em pleno combate

Porque se odeiam cães e gatos? Qual é a verdadeira origem por detrás do seu conflito imortal? Será que há algum mito ou lenda por detrás disso? Essa questão foi-nos posta há já algumas semanas, e apesar de ter sido colocada numa evidente brincadeira achámos que até lhe poderíamos responder.

 

Muito de aquilo que pensamos dos animais, na tradição ocidental, provém das fábulas de Esopo. É graças a elas que pensamos no rei leão, na raposa matreira, na lebre rápida e na lenta tartaruga, no malvado lobo e no cordeiro gentil, e em outras tantas características humanas que tendemos a atribuir aos animais. Porém, inesperadamente, não há qualquer fábula esópica que explique porque se odeiam cães e gatos.

Existem, isso sim, é em alguns textos da Antiguidade referências muito oblíquas a um tempo de paz entre todos os animais, que terminou precisamente quando os gatos atraiçoaram os cães e os atacaram (nas diversas versões são sempre os gatos os culpados - atente-se nessa curiosa horizontalidade). Porém, mesmo aí nunca é mencionada a fonte original, como se se tratasse de uma história que já todos conheciam - seria ela uma fábula hoje perdida, como no caso da ascensão do leão ao trono do reino animal, cuja razão já só chegou em breves instantes de outras fábulas? É possível que sim, como este (falso) mito nos mostra.

Mas, de forma mais realista, é igualmente provável que toda a ideia se deva ao facto de se tratarem de animais domésticos. Destinados, demasiadas vezes, a ocuparem um só espaço, isso poderá ter fomentado naturais conflitos inter-espécies, levando à ideia (falsa) de que se tratavam de inimigos naturais. E, na verdade, essa resposta é tão boa como qualquer outra que aqui possamos vir a dar...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!