Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

24 de Janeiro, 2021

Castelo de São Jorge, antes e depois

De entre os castelos mais famosos de Portugal conta-se o de Lisboa, mais conhecido sob o nome de Castelo de São Jorge, em honra do popular santo cuja lenda já cá contámos anteriormente. Mas sabiam que existe um muito significativo antes e depois nesse grande monumento nacional?

Castelo de São Jorge, antes e depois

As duas panorâmicas vistas na imagem acima, tiradas do Miradouro de São Pedro de Alcântara, permitem comparar facilmente a Baixa da cidade em dois momentos da sua história, através do elemento estável da Sé de Lisboa, aqui assinalado a verde.

Existem muitas diferenças nas duas imagens, mas as mais notórias no espaço que procuramos hoje são o facto da couraça exterior do castelo ser significativamente diferente, e do interior do castelo não existir de todo, sendo anteriormente ocupado por um edifício branco, bem diferente do que lá existe agora (lemos que se tratavam de casernas). A que se devem estas grandes diferenças, este antes e depois, no Castelo de São Jorge?

 

Parecem ser poucos os que ainda sabem isto - de facto, quase toda a gente com quem falámos recusou acreditar nesta pequena história, pelo menos até terem visto imagens de Lisboa no século XVIII e XIX - mas o Castelo de São Jorge, como o temos hoje em dia, foi construído na primeira metade do século XX, essencialmente transformando um espaço que era militar num recanto com contornos lúdicos e turísticos. Não foi caso único - algo de semelhante foi acontecendo na Cidade de Coimbra, em Almourol, em Évora, em Óbidos, em Leiria, e em muitos outros lugares pelo país fora - mas este exemplo é, sem qualquer dúvida, o mais famoso presente na nossa capital lisboeta.

~~~~~~~
Gostas de Mitologia, Literatura e curiosidades? Segue-nos por e-mail, no Twitter ou no Facebook!
~~~~~~~