Como saber se tem mau olhado?
Acredite-se ou não nestas coisas, existem muitas pessoas que gostariam de saber se têm mau olhado. Agora, para evitar que se tenha de recorrer a falsos bruxos, alguns mais conhecidos que outros, em que essa resposta é sempre inquietantemente positiva (caso contrário, se a pessoa não acreditasse sequer nessas coisas, porque estaria ela sequer a recorrer a um suposto bruxo ou bruxa?!), vamos hoje ensinar aqui algo de pouco conhecido, um ritual popular português, com pelo menos uma centena de anos, que em outros tempos os nossos antecessores utilizavam para circunstâncias como essas. Isto nada tem de feitiçaria, ou dos desencantos de São Cipriano, mas é uma espécie reza popular do Cristianismo nacional.
Como tal, se algum leitor quiser saber se tem mau olhado, primeiro tem de obter um pequeno prato com água e uma candeia com azeite. Em seguida, fazem com a mão uma cruz sobre ambos os recipientes e deixam cair sobre a água uma única gota de azeite, enquanto dizem a seguinte oração:
Santa Catarina
Dois te o deram
E Três te o tiram,
São as três pessoas da Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, [e fazem uma cruz com as mãos],
Em nome do Filho, [e fazem uma segunda cruz com as mãos],
Em nome do Espírito Santo, [e fazem uma terceira cruz com as mãos],
Ámen.
Casa varrida,
Santa Catarina
Dois te o deram
E Três te o tiram,
São as três pessoas da Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, [e fazem uma cruz com as mãos],
Em nome do Filho, [e fazem uma segunda cruz com as mãos],
Em nome do Espírito Santo, [e fazem uma terceira cruz com as mãos],
Ámen.
Depois de repetirem isto três vezes, devem então olhar para a água no prato e ver se ela ainda contém as pingas de azeite. Se ainda aí estiverem, isso quer dizer que a resposta à pergunta "Tenho mau olhado?" é negativa. Se elas tiverem desaparecido do prato com água, isso já quer dizer, em alternativa, que têm de facto mau olhado (e se assim o for, basta que deixem um comentário com os vossos dados para ajudarmos, de forma completamente gratuita, com o que se passa ).
Mas o tema de hoje, sobre esta presença ou ausência de mau olhado, ainda não fica por aqui. Quem ler bem ali a reza poderá ver uma referência "dois te o deram", ou seja, dois olhos de alguém malvado colocaram esse mau olhando na pessoa, mas o poder de três - ou seja, da Santíssima Trindade - consegue removê-lo, como é mais que natural. Além disso, as anotações que encontrámos referentes a este processo também adicionam algo de particularmente curioso - se, ao realizarem este processo, a resposta que procuravam for negativa... isso é ainda pior, já que não têm mau olhado MAS é Deus que está zangado com vocês e a punir-vos pelos vossos pecados do passado - não sabemos como alterar essa situação, mas uma confissão numa qualquer igreja católica da vossa área de residência é capaz de ajudar... fica toda a ideia, para quem insistir em viver atormentado com coisas como essas!