Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

29 de Julho, 2023

Damásio I, o outro papa português

Quando se pergunta a alguém se já existiu algum papa português, habitualmente a resposta tende ou a referir o Papa João XXI, ou a revelar desconhecimento de toda a matéria. Como tal, podemos dizer que já existiu mesmo um papa português - nascido em Lisboa por volta do ano de 1215 com o nome de Pedro Julião, posteriormente adoptou o nome que acabámos de referir. Escreveu alguns livros mais ou menos interessantes, mas as palavras de hoje não são sobre ele, mas sim relativas a um outro sumo pontífice que parece ter nascido no nosso país, mas sobre o qual também se sabe muito menos.

Damásio I, um outro papa português?

Nascido por volta do ano 305 d.C., pensa-se que um tal Damásio - o primeiro papa desse nome - era natural de terras de Portugal, potencialmente de alguma aldeia na zona de Guimarães ou de Idanha-a-Nova. Infelizmente, muito pouco se sabe sobre a sua vida... diz-se que ambos os seus pais eram originários da Lusitânia, mas enquanto que algumas fontes dizem que ele também nasceu por cá, já outras referem que a sua mãe era lusitana mas deu à luz em Roma. É muito difícil saber-se qual das duas opções está correcta, mas ambas sugerem alguma ligação pessoal de Damásio I ao nossos país, o que não pode deixar de ser curioso, dado o tema aqui em questão.

 

Mas então... se João XXI até tem uma grande avenida em Lisboa com o seu nome, porque é este Damásio I tão menos conhecido que esse seu outro companheiro nacional? Mais que tudo, parecem existir duas razões para isso - a primeira é o facto dos dados biográficos que ainda temos sobre ele serem incertos, não sendo portanto possível averiguar até que ponto ele era mesmo do nosso país. Em segundo lugar, mesmo que tenha nascido na zona de Guimarães ou de Idanha-a-Nova, para alguns estudiosos isso apenas quer dizer que ele nasceu na antiga província romana da Lusitânia, não tendo nascido verdadeiramente em Portugal... isto porque o nosso país, se quisermos ser muito precisos nos seus limites geográficos e cronológicos, efectivamente só nasceu no ano de 1128. Por isso, se ele era mesmo Português ou não, acaba por ser algo que pode ser muito debatido, a favor ou contra, mediante quem quiser apoiar ou rejeitar essa possibilidade... mas, mesmo assim, deixe-se muito claro que ele foi papa e pode ter nascido naquele que é hoje o nosso espaço territorial!

 

O que quer isto dizer, para toda a temática de possíveis papas portugueses? Mais do que se afirmar que só existiu um papa português, e que ele foi João XXI, talvez fosse importante corrigir parte dessa ideia e afirmar, em alternativa, que poderá ter existido mais do que um papa natural dos limites geográficos do nosso país. Apesar de não se saber muito sobre o pontífice que ficou conhecido sob o nome de Damásio I, pelo menos alguns autores acreditam que ele nasceu no território que futuramente se tornaria Portugal, e portanto faz bastante sentido afirmar, no mínimo dos mínimos, que poderão ter existido dois papas do nosso país!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!