Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

15 de Novembro, 2012

"Discurso aos Gregos", de Tatiano

Como em muitos outros livros do mesmo género literário, neste Discurso aos Gregos Tatiano tenta mostrar a superioridade do Cristianismo face ao Paganismo.

O Discurso aos Gregos começa por apontar algumas inconsistências teológicas na religião dos seus opositores (uma das mais curiosas aqui referidas prende-se com o facto de Hera deixar de ter filhos, sem razão aparente, após um dado ponto no tempo), mas o elemento mais importante desta obra é sem dúvida a dissertação sobre a antiguidade de autores como Moisés face a figuras como Homero, de forma a tentar justificar que a sua religião era bem mais antiga que a dos opositores. Claro que as provas apresentadas nem sempre são as mais fiáveis (quem ler a obra poderá notar que o próprio autor tem dificuldade em situar no tempo quer a Guerra de Tróia, quer o período de tempo em que Homero viveu), mas servem para apoiar a tarefa a que se propunha, que era pura e simplesmente a de instar os Gregos a que se convertessem à nova religião, o Cristianismo.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!