Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

26 de Maio, 2017

Dois mitos de Anteu

Se esta figura mitológica é bem conhecida pelo mito que a une a Hércules, na verdade existem dois mitos de Anteu. Não é totalmente claro se se referem à mesma figura - é provável que sim, dado o facto de se tratar de um nome pouco vulgar, mas já voltaremos a esse ponto. Por agora, resumam-se sucintamente essas duas tramas.

Um mito de Anteu

Num primeiro mito, que é indisputavelmente o mais famoso dos associados ao nome de Anteu, esta figura encontrou Hércules, que o tentou derrotar. Incapaz de o fazer por diversas vezes, o mais famoso dos heróis gregos lá acabou por se aperceber que o seu opositor era absolutamente invulnerável enquanto tocava o chão - e porquê? Porque ele era filho de Gaia, i.e. a Terra, e então o contacto com o elemento da sua mãe não poderia senão apoiá-lo, regenerá-lo e torná-lo mais poderoso. Assim, face a esse problema, o filho de Zeus levantou este seu opositor no ar e matou-o numa espécie de abraço fatal, cujo momento fulcral foi repetidamente representado na arte até aos nossos dias.

 

Porém, numa das Odes Píticas de Píndaro é dado outro facto associado a um Anteu. Não sabemos, repita-se, se é a mesma figura referida acima, mas o poeta diz-nos que um rei com este nome teve uma filha, e que tomando por exemplo o mito de Danau decidiu oferecer a mão dessa sua descendente a quem conseguisse ganhar uma corrida. Infelizmente, pouco mais sabemos sobre esse outro mito, que está claramente incompleto nos versos que nos chegaram.

 

Serão, portanto, estes dois mitos de Anteu referentes a uma só figura? O nome não é muito vulgar e ambas as figuras estão associadas ao território da Líbia, o que poderia indicar que se tratam de um só. Contudo, é igualmente possível que esse monarca tenha tomado o nome de um antepassado (o contrário, i.e. um semideus tomar o nome de um rei, seria muito invulgar...). Por isso, nada podemos concluir, com grande certeza, sobre se estas duas personagens mitológicas gregas eram, originalmente, uma só...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!