Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

26 de Maio, 2017

Dois mitos de Anteu

Se esta figura mitológica é bem conhecida pelo mito que a une a Hércules, na verdade existem dois mitos de Anteu. Não é totalmente claro se se referem à mesma figura - é provável que sim, dado o facto de se tratar de um nome pouco vulgar, mas já voltaremos a esse ponto. Por agora, resumam-se sucintamente essas duas tramas.

Um mito de Anteu

Num primeiro mito, que é indisputavelmente o mais famoso dos associados ao nome de Anteu, esta figura encontrou Hércules, que o tentou derrotar. Incapaz de o fazer por diversas vezes, o mais famoso dos heróis gregos lá acabou por se aperceber que o seu opositor era absolutamente invulnerável enquanto tocava o chão - e porquê? Porque ele era filho de Gaia, i.e. a Terra, e então o contacto com o elemento da sua mãe não poderia senão apoiá-lo, regenerá-lo e torná-lo mais poderoso. Assim, face a esse problema, o filho de Zeus levantou este seu opositor no ar e matou-o numa espécie de abraço fatal, cujo momento fulcral foi repetidamente representado na arte até aos nossos dias.

 

Porém, numa das Odes Píticas de Píndaro é dado outro facto associado a um Anteu. Não sabemos, repita-se, se é a mesma figura referida acima, mas o poeta diz-nos que um rei com este nome teve uma filha, e que tomando por exemplo o mito de Danau decidiu oferecer a mão dessa sua descendente a quem conseguisse ganhar uma corrida. Infelizmente, pouco mais sabemos sobre esse outro mito, que está claramente incompleto nos versos que nos chegaram.

 

Serão, portanto, estes dois mitos de Anteu referentes a uma só figura? O nome não é muito vulgar e ambas as figuras estão associadas ao território da Líbia, o que poderia indicar que se tratam de um só. Contudo, é igualmente possível que esse monarca tenha tomado o nome de um antepassado (o contrário, i.e. um semideus tomar o nome de um rei, seria muito invulgar...). Por isso, nada podemos concluir, com grande certeza, sobre se estas duas personagens mitológicas gregas eram, originalmente, uma só...

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!