Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

16 de Novembro, 2020

"Fortis fortuna adiuvat" - origem, tradução e significado

Fortis fortuna adiuvat é, sem qualquer mínima dúvida, um provérbio latino muito famoso nos nossos dias de hoje, mas qual a sua origem, tradução e significados reais? É algo em que certamente já muita gente pensou, até porque a frase até aparece em filmes tão conhecidos como os da saga de John Wick, e parece instar-nos a arriscar, a procurar aquilo que queremos mesmo nas nossas vidas, já que isso depende, primeiro e primordialmente, de nós próprios. Assim sendo, falemos um pouco mais sobre ela.

 

A origem da expressão fortis fortuna adiuvat

Afinal, de onde vem essa famosa expressão? Duas das fontes literárias mais antigas que temos para ela parecem ser Cícero e Virgílio, ambos autores do tempo dos Romanos, mas o primeiro deles dá-nos uma pista importante quando, ao citar a expressão, a atribui a Quinto Énio. Por isso, dadas as muitas referências aos Anais deste Énio no poema épico de Virgílio, a Eneida, parece-nos provável que ambos os autores a tenham conhecido através dessa mesma fonte comum, então muito famosa. Mas isso não implica que esse tenha sido o seu autor original, sendo até possível que a expressão já viesse do tempo dos Gregos.

De facto, uma rápida pesquisa online revela que alguns até a atribuem a Alexandro Magno, sem qualquer fonte literária associada, pelo que é muitíssimo provável que se trate mais de uma atribuição tardia, quase em termos de wishful thinking, do que algo com uma base real. Se foi mesmo esta personagem história que o disse, não parecemos ter hoje qualquer prova real disso mesmo.

Fortis fortuna adiuvat e a Fortuna Favorece os Bravos, na sua origem, tradução e significado

Qual a tradução de fortis fortuna adiuvat? Será ela apenas a fortuna favorece os bravos?

Traduzir Latim, como qualquer outra língua, não é tarefa fácil, porque umas mesmas palavras podem significar coisas significativamente diferentes mediante o seu contexto. Portanto, de uma forma muito simples, esta expressão latina pode significar coisas tão variadas e sibilinas como "A fortuna favorece os bravos", "A sorte sorri aos audazes", "A sorte protege os audazes" ou mesmo "a sorte favorece os audazes", entre outras (e.g. em Inglês, "fortune favours the brave"). Nenhuma destas é mais correcta que as outras, são apenas traduções diferentes de um mesmo conteúdo original, que, mediante o contexto em que se insere, até poderá soar melhor de uma ou de outra forma. Por exemplo, já vimos a expressão original, em Latim, utilizada até em anúncios relativos a criptomoedas, o que levanta a questão do seu significado...

 

O que significa, na realidade, fortis fortuna adiuvat?

Erasmo de Roterdão, quando explica esta expressão na sua obra sobre adágios latinos, dá-lhe uma metáfora particularmente importante, dizendo que não devemos viver as nossas vidas como animais que se escondem no interior das suas carapaças. Isto, diz-nos o célebre autor, porque as coisas boas, aquelas que a fortuna, a sorte ou o destino, nos possam vir a trazer dependem frequentemente de nós próprios. Assim sendo, para voltar ao exemplo concreto das criptomoedas, o que os anunciantes pretendem, ao utilizar esta expressão concreta nos seus anúncios, é dizer ao público que se este ainda pouco conhece do tema (como é natural, dado elas serem relativamente recentes), poderá e deverá arriscar na aquisição das mesmas, já que estas lhe podem trazer muitos benefícios... o que até pode, ou não, ser verdade, mas discutir esse tema já escapa ao nosso objectivo de hoje.

 

Agora que explicámos a origem, tradução e significado de toda esta hoje-famosa expressão do tempo dos Romanos, deixamos igualmente um pequeno convite adicional a quem nos ler - se ficaram curiosos em relação à origem e significado de outras expressões latinas que ainda são usadas em Portugal e no Brasil nos nossos dias, podem ver muitas outras na nossa compilação de 150 Frases Famosas em Latim, e explorar também as respectivas origens na nossa secção de expressões!

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!