Gereja Ayam, uma igreja em forma de galinha?
O local conhecido por Gereja Ayam, na Indonésia, é um daqueles espaços em que apenas se acredita se ele for visto com os nossos próprios olhos. Portanto, comece-se já por aí, mostrando-o a todos aqueles que ainda não o conheçam:
No interior deste edifício, oficialmente chamado Bukit Rhema, esconde-se uma igreja relativamente simples, que aparenta ter pouco mais de três ou quatro filas de bancos, talvez pelo facto de, oficialmente, não ter sido terminada até à presente data. Ainda assim, todo o seu interior pode ser visto neste vídeo, de um guia local.
Agora, uma pergunta importante impõe-se - como é que alguém teve a ideia de construir uma igreja com esta estranha forma, ao ponto de ela ser hoje conhecida mesmo como Gereja Ayam, a "igreja da galinha" na língua local?
A história pode parecer um pouco estranha, mas segundo a versão oficial tudo começou quando um tal Daniel Alamsjah, nascido em 1943, tinha acabado de rezar e teve uma estranha visão deste local no topo de uma colina que não conseguiu reconhecer. Uns dias depois, ele passou ao calhas num novo local e reconheceu-o, por puro acidente, como o que tinha visto na sua visão. Com mais ou menos ajuda lá conseguiu comprar o terreno e começou a construir este edifício, mas ainda não o conseguiu terminar até aos dias de hoje... e então, sem asas para voar, este Espírito Santo representado sob a forma de uma pomba - como se pode provar pela presença de uma espécie de coroa no topo da cabeça do animal - ficou a parecer-se apenas como uma galinha, levando àquele nome com que o espaço é mais conhecido hoje.
Quem quiser saber mais sobre esta Gereja Ayam / Bukit Rhema, ou mesmo até visitar o espaço, poderá consultar o respectivo site oficial. Está é na Indonésia, o que pode ficar um pouco fora de caminho para grande parte dos lusófonos... mas para quem estiver por Timor Leste, aqui fica uma possível ideia de visita!