Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

"Gesta Danorum", de Saxo Grammaticus

08.07.16

... ou, se preferirmos numa versão mais aportuguesada (que nos soa um pouco estranha), os Feitos dos Danos, de Saxão Gramático, é uma crónica que junta mitos, lendas e história verdadeira ao longo dos seus 16 livros. Escrita por volta do século XII, é talvez uma das mais importantes fontes para a história dos países nórdicos.

 

Um dos aspectos mais cativantes da obra é o facto de conter discursos poéticos, supostamente baseados no que as personagens realmente terão dito nessas alturas, e que segundo o autor já eram "recitados de memória por aqueles que conheciam os antigos feitos".

 

Outro elemento curioso é a forma, por vezes até um pouco confusa, como o autor aborda os feitos e as identidades de figuras mitológicas. Num dado momento até diz que eles são somente seres humanos que pelos seus feitos acabaram por ser vistos como deuses, mas mais à frente, sem qualquer tipo de justificação, atribui-lhes características e eventos que só seriam possíveis tratando-se eles de divindades. É provável que a grande dificuldade tenha passado pelo facto de reter esses eventos na trama sem se recorrer a elementos mais místicos.

 

Um terceiro aspecto digno de nota é que esta é a principal fonte para a história de Amleth, o príncipe da Dinamarca que deu lugar à tragédia Hamlet de Shakespeare.

 

Se esta até não é, provavelmente, uma obra que dê muito prazer a um leitor comum, é de uma importância histórica inegável, pelo menos para aqueles que tenham interesse na história e mitos dos países nórdicos.

~~~~~~~
Gostas destes temas? Recebe-os no teu e-mail, de uma forma simples e totalmente gratuita:

Mais para ler