Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

08 de Julho, 2016

"Gesta Danorum", de Saxo Grammaticus

A Gesta Danorum, ou se preferirmos numa versão mais aportuguesada (que nos soa um pouco estranha), os Feitos dos Danos, de Saxão Gramático, é uma crónica que junta mitos, lendas e história verdadeira ao longo dos seus 16 livros. Escrita por volta do século XII, é talvez uma das mais importantes fontes para a história dos países nórdicos.

 

Um dos aspectos mais cativantes da obra é o facto de conter discursos poéticos, supostamente baseados no que as personagens realmente terão dito nessas alturas, e que segundo o autor já eram "recitados de memória por aqueles que conheciam os antigos feitos".

 

Outro elemento curioso é a forma, por vezes até um pouco confusa, como o autor aborda os feitos e as identidades de figuras mitológicas. Num dado momento até diz que eles são somente seres humanos que pelos seus feitos acabaram por ser vistos como deuses, mas mais à frente, sem qualquer tipo de justificação, atribui-lhes características e eventos que só seriam possíveis tratando-se eles de divindades. É provável que a grande dificuldade tenha passado pelo facto de reter esses eventos na trama sem se recorrer a elementos mais místicos.

 

Um terceiro aspecto digno de nota é que esta é a principal fonte para a história de Amleth, o príncipe da Dinamarca que deu lugar à tragédia Hamlet de Shakespeare.

 

Se esta até não é, provavelmente, uma obra que dê muito prazer a um leitor comum, é de uma importância histórica inegável, pelo menos para aqueles que tenham interesse na história e mitos dos países nórdicos.

~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas e literatura? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!