"Greek Myths", de Robert Graves
Este Greek Myths, de Robert Graves, não é, obviamente, uma obra antiga. De facto, o autor morreu em 1985, mas menciono este livro por uma razão bastante importante, a de apresentar as várias versões dos mitos e, também, mencionar de onde todas elas provieram. Somente por isso, esta obra de Robert Graves acaba por ser interessante para todos aqueles que pretendem saber mais sobre alguns mitos.
Atenção, ainda assim esta não é, de todo, uma obra indicada para pessoas que percebam menos de (ou queiram aprender um pouco sobre) mitologia grega. O autor, além de apresentar um número impressionante de mitos, também os interpreta, mas de uma forma previsível, repetitiva, muito fechada, o que torna este livro demasiado pesado para um leitura real - tenha-se, por exemplo, em conta que existem mais de duas dezenas de capítulos sobre as aventuras de Héracles - em vez disso, é mais indicado para consulta pontual de dados.
Caso alguém queira adquirir a obra em questão, fica uma sugestão - a Penguin Books, editora inglesa, tem a obra completa para venda por menos de 16€, o que acaba por compensar, mesmo com os portes de envio, até porque as editoras portuguesas (aparentemente na sua já-usual ânsia por dinheiro) dividiram a obras em três partes, e vendem-na a um custo total de 63€.