Já viram a Casa da Virgem Maria?
Habitualmente, se um amigo nos viesse contar que a casa da Virgem Maria ainda existe, seria difícil conter o riso. Quer dizer, exceptuando-se a possibilidade de um enormíssimo milagre, como é possível acreditar que uma simples casa, com mais de 2000 anos de idade, tivesse chegado até aos nossos dias? Parece, no mínimo dos mínimos, estranho. Mas, por demasiado estranho que nos possa parecer, foram até mais que duas as casas atribuídas à Virgem que chegaram até aos dias de hoje.
A primeira delas, a Casa da Virgem Maria em Éfeso, foi redescoberta no século XIX com base nas visões que uma freira alemã tinha tido. Esta casa, hoje convertida numa igreja, foi supostamente construída pelo Apóstolo Amado para Maria, e diz-se que foi nela que viveu até à época da sua "morte". Não há provas reais a favor ou em contrário, pelo que tudo depende de uma pura questão de fé, como é demasiado comum nestas coisas. Sucintamente, e repita-se, uma freira teve visões em que viu esta casa e o ambiente que a rodeava, ela foi localizada com base no conteúdo dessas visões, e passou então a acreditar-se que o local - hoje conhecido pelo nome turco de Panaya Kapulu - foi mesmo onde a mãe de Jesus Cristo viveu os seus últimos anos.
Esta segunda Casa da Virgem Maria, mais conhecida como a Santa Casa do Loreto, tem uma história ainda mais curiosa. Segundo a lenda, a casa da mãe de Cristo, em que ela viveu até à altura da crucificação do seu filho, manteve-se em terras da Judeia até quase aos finais do século XIII. Depois, para sua protecção dos Infiéis (o que denota uma certa falta de compreensão do papel de Jesus no Corão), em 1291 os Anjos pegaram nela e levaram-na para a Croácia. Porém, visto que a deixaram num local muito inseguro, entre 1294 e 1296 voltaram a transportá-la para outros sítios, até que lá foi estabelecida no seu local actual, e posteriormente coberta por uma espécie de cobertura de mármore, que é o que pode ser visto na imagem acima. Mais uma vez, acreditar-se em tudo isto é uma pura questão de fé e nada mais...
Agora, para quem tiver tanta curiosidade sobre estas coisas como nós, o que existe no interior de ambas estas Casas da Virgem Maria? São, hoje em dia, pura e simplesmente pequenas capelas, sem que alguma coisa aí exista que indique qualquer espécie de prova de que José, Maria ou Jesus viveram efectivamente no local. Se tantos outros sítios se gabam de ter fantásticas relíquias de outros tempos - um tema verdadeiramente fascinante, mas que terá de ficar para outro dia - talvez pudessem ser apresentados aqui, por exemplo, um dos martelos de José, a vassoura de Maria, ou mesmo um dos trabalhos de casa do Menino Jesus (não estamos a brincar, essas três relíquias existem mesmo, mas em locais distintos), o que daria mais algum encanto aos dois locais. Na sua completa ausência, apenas podemos acreditar no que nos dizem e aceitar que poderão ter sido duas das casas da Virgem Maria.
Finalmente, para quem quiser saber um pouco mais sobre a Santa Casa do Loreto, existe este pequeno vídeo oficial, em Italiano, ao qual poderão querer dar uma olhadela. Mesmo no caso de não compreenderem a língua, pelo menos podem ver como é todo o local, incluindo - como até pode ser visto no thumbnail - o interior da própria casa, o que ajuda a suprir parte da curiosidade.