Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

06 de Fevereiro, 2022

Larouco, o deus e a serra

Falando de Larouco, hoje abordamos aqui aquele que será provavelmente um dos grandes mistérios pré-romanos de Portugal. Isto porque, se algumas pessoas poderão conhecer este nome apenas como o de um serra no norte do nosso país, quase em terras de Espanha, ele também já foi o de uma divindade nativa das terras da Lusitânia.

Ara ao deus Larouco

Infelizmente não temos qualquer imagem 100% confirmada deste deus para apresentar aqui - acima, pode ser visto uma ara com uma versão do seu nome (ver a primeira linha e o início da segunda) - mas pelas provas epigráficas que foram sendo encontradas nestas mesmas terras pode inferir-se que, em tempos anteriores aos dos Romanos, foi venerada nestas terras uma figura divina cujo nome era Larouco (ou Larauco, como no caso acima). Já quase nada sabemos sobre ela - terá sido uma divindade da natureza, dos muitos penedos que compõem o local, ou de alguma outra coisa hoje esquecida? - mas a coincidência do nome, de uma mesma designação partilhada pela serra e pelo deus, é profundamente intrigante.

 

Qual dos dois terá vindo primeiro? O Larouco-deus ou o Larouco-serra? O primeiro tomou o seu nome do local em que vivia, ou a segunda obteve esse nome porque se cria que lá vivia esta figura divina, hoje já tão esquecida? Como no caso de muitas outras divindades pré-Romanas, de que EndovélicoAtégina são hoje os exemplos mais notáveis, as perguntas que poderíamos levantar são mais e maiores do que quaisquer respostas reais que tenhamos para oferecer. Nesse seguimento, a não ser que se venha a encontrar um livro completamente secreto da Antiguidade sobre as várias divindades ibéricas (nota importante - não temos qualquer prova de que tenha existido!), este é um mistério quase impossível de descerrar, ficando, portanto e aqui, pouco mais do que a breve nota da evidente - mas agora também muito obscura - relação entre este antigo deus lusitano e uma serra do norte de Portugal.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!