"Missa do Galo" - qual a origem do nome?
Nesta altura do ano também se ouve falar muito de uma Missa do Galo. Mas qual é a origem desse estranho nome?
Sobre a origem do nome da Missa do Galo, existem um grande número de teorias - nos mais diversos sites e artigos é dito que se poderá ter devido ao facto de um galo ter cantando aquando nascimento de Jesus Cristo (desconhecemos tal lenda em tempos da Antiguidade...); que já existiu uma tradição de sacrificar um galo neste dia (mas porquê?); ou que esta missa tomou o nome do facto de terminar tão tarde que até já estes animais cantavam quando as pessoas regressavam a suas casas; entre outras hipóteses pouco ou nada atestadas historicamente, ou sequer comprovadas de alguma forma mais significativa. Mas então, de onde vem mesmo este nome?
A ideia de uma "Missa do Galo" poderá ter uma origem muito mais interessante, mas muito pouco referida em outros locais, que até explica o porquê dessa missa natalícia ter tomado esse nome comum em Portugal e Espanha, mas raramente em outros países. Explique-se. Já cá falámos, anteriormente, da grande importância de Prudêncio, autor do século IV, na cultura ibérica - pense-se, por exemplo, na sua influência nas lendas de Santa Eulália, São Cassiano de Ímola e São Vicente - mas além de nos ter deixado muitas outras histórias de santos maioritariamente ibéricos, também nos legou vários hinos que ainda são cantados nas igrejas e mosteiros dos nossos dias. Entre eles conta-se um Hino ao Canto do Galo, que tradicionalmente parece ter sido cantado nesta altura do ano - i.e. do solstício de inverno, em que os dias eram mais pequenos - e que nos revela a verdadeira identidade do agora-famoso "galo".
E quem é ele? Nada mais, nada menos, que o próprio Jesus Cristo, que nasceu e veio ao mundo para trazer luz à escuridão que os Cristãos associavam ao Paganismo. E, de facto, o mesmo hino até apresenta diversos paralelismos entre o próprio animal cantor e a grande figura cristã, levantando a possibilidade significativa de que essa missa tenha ocupado o mesmo lugar que em outros tempos tinham os vários cultos associados ao solstício e posterior crescimento dos dias.
Assim, face a tudo isso, é bastante provável que a origem do nome da "missa do galo" venha do facto de ela representar o nascimento de Jesus Cristo como o de um galo que veio trazer uma nova luz ao nosso mundo, num contexto que até tem diversos vectores metafóricos, constantes ou subentendidos num dos hinos de Prudêncio que ainda é conhecido de uma forma significativa, bem como cantado, nos nossos dias.