Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

25 de Março, 2019

Mitos gregos para crianças

No contexto dos mitos gregos para crianças, originalmente clicando na imagem abaixo os leitores podiam aceder a alguns exemplos de trabalhos que foram feitos por alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre, no Brasil. Era uma ideia interessante, que certamente fomentava o gosto pela Mitologia nos mais novos, mas em inícios de 2021 a página deixou de estar disponível no respectivo site. E então, fomos levados a uma questão comum nos dias de hoje - afinal, que bons recursos existem hoje em dia, quando se trata de apresentar os mitos Gregos e Romanos às crianças?

Mitos gregos para crianças

Primeiro, devemos dizer que quando este mesmo site foi criado (sim, este em que estão neste preciso momento!), há mais de 10 anos, foi-o com uma intenção de apresentar essas histórias numa forma bastante simples, indicada para todos os públicos, incluindo crianças. Salvo raras excepções, em mitos que pela sua própria natureza têm algo mais chocante - veja-se os exemplos dos mitos de Príapo e de Cronos - tentamos sempre que eles sejam apresentados de uma forma simples, que até possa ser lida às crianças. Por isso, se quiserem ler esse mitos, de uma forma completamente gratuita, basta irem à nossa secção de Mitos Gregos e Latinos.

 

Em segundo lugar, um livro muito indicado para crianças, em particular como introdução a este universo e temas, é A Mitologia, de Edith Hamilton. Um dos nossos colegas leu-o aos 13 anos de idade, e o que a obra tem de muito interessante é que conta os principais mitos da Antiguidade de uma forma bastante simples, fornecendo um pano de fundo inicial que, depois, os leitores podem explorar melhor por si mesmos. Se além deste existem muitos outros livros sobre a Mitologia Grega que dizem ter por público-alvo a pequenada, há que frisar que a maior parte deles não é muito bom, até porque falsificam recorrentemente o conteúdo das histórias originais, iludindo os leitores, que até podem ficar a pensar que, por exemplo, no mito de Orfeu e Eurídice a amada voltou à vida e viveu feliz para sempre com o seu grande herói (e sim, isto acontece mesmo numa das obras que nos chegou às mãos).

 

Finalmente, há algum tempo atrás foi-nos enviado um pequeno poster com os Mitos Gregos para crianças. Quem o enviou para nós não sabia a sua origem, nem fomos capazes de a determinar sem dúvidas, mas certamente que fica bem no quarto de qualquer criança ou jovem que tenha interesse nestes temas - aproveitem!

Gostas de mitos, lendas, literatura, e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é fácil, gratuito, e poderás aprender muitas coisas novas!