Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

03 de Agosto, 2020

O Coelho na Lua Cheia

O que esconde a Lua Cheia?

Esta noite, olhando para o céu, poderão conseguir ver uma belíssima Lua Cheia, como a da imagem acima. Os mais atentos, ou imaginativos, poderão até olhar para ela e aperceber-se da presença de uma misteriosa figura na sua face. Que figura é essa? A resposta depende muito da cultura em que foram criados - alguns vêem lá as silvas que um homem foi cortando, outros falam da história de um Wu Gang, e assim por diante. Mas a opinião de hoje vem de diversas culturas orientais, e diz que a figura que pode ser vista na Lua Cheia é nada mais, nada menos, que um leporídio, possivelmente um coelho ou uma lebre. Olhando para a imagem acima, poderão ver o animal com as duas orelhas do lado direito e o seu corpo curvado em redor do centro. Ou no lado direito, acompanhado por um sapo (que estaria do lado esquerdo). Mas então, que lendas transportaram este Coelho para a Lua Cheia?

 

São várias as possibilidades, constantes em relatos lendários chineses ou em obras como as Jatakas indianas, mas no geral têm em comum o facto de dizerem que este animal foi colocado na Lua devido às suas boas acções. Em algumas histórias ele deu a sua vida por alguém que precisava; noutras, acompanha uma deusa e prepara um licor da imortalidade. Ou seja, se nas histórias que cá relatámos anteriormente esse transporte para a Lua era uma punição, para este coelho foi, mais que tudo, uma forma de homenagem.

 

Esta lenda parece ser muito popular no Oriente, ao ponto de lhe existirem algumas referências em histórias de inspiração oriental. Por exemplo, na primeira temporada de Dragon Ball o Son Goku defronta um coelho com poderes mágicos; quando o derrota atira-o para a Lua, numa evidente relação com a lenda. Noutra história japonesa, a da Navegante da Lua, a personagem principal tinha o nome de Bunny (ou, no original, Usagi Tsukino, por relação com a expressão tsuki no usagi, "coelho da lua"), por razões semelhantes.

Mas, talvez muito mais interessante para a generalidade dos leitores, quando a missão Apolo 11 foi à Lua, aos ocupantes da nave foi passada uma informação muito curiosa, que aqui copiamos dos relatos originais:

Among the large headlines concerning Apollo this morning, there's one asking that you watch for a lovely girl with a big rabbit. An ancient legend says a beautiful Chinese girl called Chang-o has been living there for 4000 years. It seems she was banished to the Moon because she stole the pill of immortality from her husband. You might also look for her companion, a large Chinese rabbit, who is easy to spot since he is always standing on his hind feet in the shade of a cinnamon tree. The name of the rabbit is not reported.

Talvez este tenha sido um dos poucos momentos em que o mito oriental surgiu entre as culturas do ocidente. Sabemos, hoje, que não existe qualquer figura de um coelho na Lua Cheia, ou a viver na própria lua, mas a crença, como muitas outras dos nossos passados colectivos, não pode deixar de nos fazer sorrir...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!