Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

03 de Outubro, 2022

O estranho Outubro de 1582

Se todos nós temos dias bons e maus nas nossas vidas, o mês de Outubro de 1582 foi, na nossa cultura ocidental, extremamente invulgar, porque entre os seus dias se contaram 10 que foram iguais para toda a gente. Isto porque ninguém nasceu, ninguém morreu, ninguém passou por qualquer espécie de dificuldades, entre os dias 5 e 14 desse mês, que até só teve 21 dias. E claro que tudo isto poderá parecer muito esquisito, até que se saiba o que então tomou lugar.

Calendário de Outubro de 1582

Em inícios de Outubro de 1582 o calendário que se utilizava na maior parte dos países ocidentais era o Juliano, assim chamado em honra de Júlio César, que o tinha instituído em inícios do ano 45 a.C., face a um calendário romano que era relativamente complicado, onde até existiam meses intercalares, era difícil saber-se quantos dias tinha cada mês, etc. Assim, o novo calendário de Júlio César passou a ser muito semelhante ao que tínhamos hoje, em termos da sua formatação, mas ao longo dos séculos começou a gerar problemas, nomeadamente ao nível do cálculo da data da Páscoa. Assim, a 24 de Fevereiro de 1582, e após infindáveis discussões sobre o tema ao longo dos séculos, o Papa Gregório XIII publicou a bula Inter gravissimas, que, resumidamente, tentou resolver os problemas que existiam com o calendário de então.

 

O texto desta Inter gravissimas, para quem estiver com essa curiosidade, não é nada de especial - apenas aponta o problema que existia e sugere como é possível resolvê-lo. Para tal, o papa em questão definiu que de forma a fazer entrar em vigor esse novo calendário, as últimas horas do dia 4 de Outubro de 1582 seriam seguidas pelas primeiras do dia 15 do mesmo mês. E claro que isto poderia gerar N problemas entre as pessoas vulgares, mas a mesma bula também se precave contra essa dificuldade, sugerindo novas datas para os festivais dos santos que tomavam lugar nessa altura e atrasando as datas de todos os pagamentos por 10 dias (e.g. se tinham uma conta para pagar até dia 12, agora poderiam pagá-la até dia 22, mas no mês seguinte ela voltava a ser paga ao mesmo dia 12).

 

Esse novo calendário, o Gregoriano (em honra ao Papa Gregório XIII, que o instituiu, como é óbvio), é ainda utilizado nos nossos dias de hoje, mas não foi automaticamente adoptado por todos os países europeus, com a Grécia a tê-lo adoptado somente em 1923. Mas, se continua a ser o oficial nos nossos dias, já ninguém se parece lembrar destes estranhos 10 dias de Outubro de 1582, em que o tempo parou, de forma metafórica, para que as datas da Páscoa pudessem acertar-se de uma vez por todas... mas enfim, histórias de outros tempos!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!