Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

29 de Maio, 2018

O Homem de Taured - e a sua verdadeira identidade!

Se viajam bastante pela internet é provável que já tenham lido a história do Homem de Taured. Sucintamente, ela conta que em meados do século XX um homem misterioso foi encontrado num aeroporto de Tóquio, no Japão. Quando lhe pediram os documentos, mostrou um passaporte de um local completamente desconhecido, "Taured". Quando ligaram para a empresa onde ele dizia trabalhar, ninguém o conhecia lá. Quando ligaram para o hotel onde ele tinha uma reserva, não havia nenhuma em nome dele. E, depois, ele desapareceu de forma tão misteriosa como primeiro surgiu... o que levanta a possibilidade, como é frequente mencionar-se em artigos sobre esta história, que existam multiversos e que ele tenha vindo de um outro mundo, no qual um país com aquele estranho nome até existe mesmo. Mas, como quem tiver por hábito ir lendo estas linhas já saberá, é comum haver aqui uma introdução, pelo menos uma imagem, e depois um desenvolvimento... pelo que o tema de hoje, e toda esta história como ela é apresentada em muitos outros lugares, ainda nem chegou a meio!

Quem foi o Homem de Tuared?

Estranhamente, conseguimos apurar que esta história é, quase toda ela, verdade - o que, infelizmente, não é o mesmo que admitir a existência de multiversos. Em vez disso, é uma curiosa história sobre a forma como as lendas nascem, crescem, se reproduzem e, em alguns casos, acabam até mesmo por morrer.

Em 1959 foi preso num aeroporto de Tóquio um viajante com um passaporte que se viria a provar falso, e que supostamente tinha sido emitido em "Tamanrasset, capital de Taured". O seu nome reportado era "John Allen Kuchar Zegrus", mas dada a dificuldade de apurar a sua verdadeira identidade ele ficou conhecido no país como "ミステリー・マン", i.e. "o Homem Misterioso". Posteriormente, foi levado a tribunal em virtude dessa falsificação de documento, condenado a um ano de cadeia, e finalmente deportado para Hong Kong. Mas, aparentemente, a verdadeira identidade deste Homem de Taured, então ainda bem real, nunca foi descoberta.

 

E então, para colmatar algumas das fraquezas de toda esta narrativa, é que parece ter surgido a versão lendária de toda esta história do Homem de Taured. Ele parecia ser, de facto, de Taured - possivelmente uma versão mal escrita de "Tuareg", um povo da Argélia, país no qual até existe uma cidade de nome "Tamanrasset". Provavelmente foram tentados diversos meios de confirmar a sua verdadeira identidade, mas falharam (todos?). E se, no final, ele desapareceu mesmo, isso aconteceu não por uma qualquer viagem interdimensional, como muito se argumenta, mas porque ele esteve preso e mais tarde foi deportado, aparentemente sem que a sua identidade real algum dia tenha sido descoberta. Como tal, para completar o que a história não nos diz, gerou-se uma espécie de grande mito urbano, que ainda hoje vai sendo contada pelos cantos da internet... mas sem que o seu fundamento, de facto bem real, seja contado aos possíveis leitores. Por vezes uma boa história parece importar muito mais do que a realidade...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!