Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

13 de Setembro, 2020

O mito da Magikarp

O tema de hoje, este mito da Magikarp,  poderá parecer um tanto ou quanto estranho excepto para quem já souber que as criaturas dos Pokemons não nasceram num completo vácuo. Uma grande número delas - talvez até a maioria? Confesse-se que não fomos verificar todos os casos dos (agora) quase novecentos bonecos - nasceram de diversos mitos e lendas, em muitos casos provindas de países orientais. Poderíamos passar aqui umas boas horas a escrever sobre o tema, apresentando os mais diversos exemplos, mas decidimos focar-nos num único, especialmente emblemático das 151 criaturas dos tempos da nossa juventude.

Magikarp e Gyarados

Para quem não conhecer a Magikarp, no lado esquerdo na imagem acima, é uma criatura dos Pokemons quase inofensiva, que se limita a saltitar sem sequer causar algum dano real ao seu opositor. Mas, quando cumpre as condições para a sua evolução, depressa se torna num monstro muito feroz, o Gyarados, já capaz de rivalizar com alguns dos inimigos mais poderosos. Estranho, não é? Visto num vazio, esta poderá parecer uma transformação difícil de explicar, mas faz muito mais sentido a quem conhecer uma determinada lenda provinda da China.

A carpa e a Porta do Dragão

Segundo essa lenda, na província chinesa de Hunan existe uma cascata que é conhecida como a "Porta do Dragão". Se uma determinada espécie de carpa conseguir chegar até ela e, aos saltinhos que bem caracterizam a espécie, acabar por subi-la por completo, é dito que será magicamente transformada num dragão. Não sabemos se esse evento já alguma vez teve lugar, ou se algum dia o virá a ter, mas é apenas isto que nos diz a lenda.

O que é mais curioso é que, apesar de breve, esta lenda tem notavelmente vários elementos que a liga aos próprios Pokemons. Desde os saltinhos da Magikarp e a cor dessa criatura, até ao facto do Gyarados ser caracterizado especificamente como um dragão, é muito claro que o criador da figura estava bem familiarizado com o mito chinês. E, como neste exemplo, a que até podemos chamar o mito da Magikarp, existem muitos outros casos em que existe uma interrelação notória entre um mito, lenda ou adágio a uma qualquer criatura presente nos Pokémons - e.g. o Ho-oh é a Fenghuang chinesa, o Farfetch'd nasceu de um provérbio japonês, e assim por diante...

~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas e literatura? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!