Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

23 de Novembro, 2013

O mito de Alectrion

O mito de Alectrion (ou Alectrião, se preferirem...) pode ser breve, mas nem por isso é menos importante, ao ponto de até aparecer representado em algumas tapeçarias tardias, como esta que está presente no Museu Machado de Castro, em Coimbra, cujos pormenores recordamos antes de aqui recontarmos o mito que lhes está associado:

O sono de Aléctrion

Quando Ares andava envolvido com Afrodite, pedia a um jovem, Alectrion, que vigiasse a entrada. Um dia, o jovem adormeceu e o ilícito casal foi descoberto por Hélio. Então, como punição, Ares transformou o jovem num galo, de forma a que este nunca mais se esquecesse de anunciar a chegada do sol em cada manhã.

 

Lida então esta breve história do mito de Alectrion, podemos revisitar a tapeçaria cima. Do lado direito - que optámos por ocultar - poderiam ser vistos os dois amantes a serem descobertos por Hélio, mas neste lado esquerdo pode ser visto o jovem Alectrion a dormir. Mais acima, pode ser visto o sol a nascer, juntamente com um galo, numa sequência que nos remete sucintamente para tudo o que vai acontecendo com este herói no seu respectivo mito. É breve o mito, é igualmente breve a referência iconográfica, mas existe um certo charme em toda a história, não vos parece?

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!