Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

24 de Agosto, 2020

O mito de Babel (e a Torre de Babel)

O mito de Babel refere-se, essencialmente, a uma antiga cidade que se acredita que existiu no Crescente Fértil, ou seja, numa região que era irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo. Hoje não sabemos se essa antiga cidade verdadeiramente existiu, ou se se trata de um mero mito judaico (e, posteriormente, cristão), mas a grande razão da sua fama nos dias de hoje prende-se com a história de um edifício que se acredita que existiu nessa cidade, e que teve o nome de Torre de Babel.

O mito de Babel e da Torre de Babel, à esquerda

O mito de Babel, ou da Torre de Babel (possivelmente representada acima, na carta de tarot do lado esquerdo), conta-nos então que após o dilúvio universal (i.e. o famoso episódio da Arca de Noé), todas as pessoas vieram a falar uma mesma língua, que alguns crêem ter sido uma forma antiga do Hebraico. Unidas por esse pensamento e linguagem comuns, decidiram trabalhar juntos e construir uma enorme torre, pela qual esperavam conseguir tocar os próprios céus e Deus. Porém, esta divindade, por razões que não são totalmente claras no texto, decidiu destruir essa torre, antes de separar todas as pessoas em várias línguas distintas, para que jamais pudessem voltar a colaborar da mesma forma. Assim, jamais poderiam vir a construir uma nova torre, ou aspirar a tocar os céus como um dia o tinham feito.

 

O mito de Babel é, sem qualquer dúvida, o da Torre de Babel. Esse é um ponto assente, mas ele procura explicar o porquê de, se todos nascemos de um mesmo pai e mãe - Adão e Eva, segundo o pensamento alegórico judaico e cristão - como foi possível que nascessem várias línguas e as pessoas, supostamente irmãs, deixassem de conseguir comunicar entre elas.

 

Mas terá esta famosa torre existido? Será que o mito de Babel, ou uma possível lenda da Torre de Babel, têm um fundo de verdade? Já não sabemos onde terá sido essa cidade, de uma forma mais precisa, mas ao longo dos tempos criou-se a ideia de que este famoso edifício se poderá ter tratado de um zigurate na região da Mesopotâmia, uma espécie de pirâmide com várias plataformas, cujo tempo e diversos eventos históricos foram destruindo por completo; mais que isso já não nos é possível saber, neste momento...

~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades?
Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail ou no Twitter!
~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~