Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

29 de Setembro, 2015

O mito de Baubo

Esta sucinta história do mito de Baubo é-nos recapitulada por Clemente de Alexandria, procurando esse autor cristão com ela demonstrar aquela que considerava ser a enorme e constante imoralidade das fábulas e lendas pagãs. Porém, pelo facto de ainda existirem múltiplas estatuetas antigas representando Baubo, sabemos que pelo menos parte da trama é muito anterior a esse autor do século II da nossa era. Recordamos então este pequeno mito:

 

Baubo era uma mulher que recebeu Deméter em sua casa quando esta deusa procurava a filha pelo mundo fora. Tentou oferecer-lhe de beber e quando a figura divina rejeitou, Baubo levantou parte do seu vestido, mostrando os genitais à mãe de Perséfone. Esta riu-se, antes de aceitar, agora, a comida e bebida que já antes lhe tinham sido oferecidas.

O mito de Baubo

O mito de Baubo é, em suma, uma espécie de aventura anexa ao Rapto de Proserpina, que raramente é contada nesse seu contexto mas que, aparentemente, terá feito parte dele desde muito cedo, como demonstra a antiguidade das estátuas dessa figura. Porém, é igualmente possível que as estátuas antecedam o próprio mito, só se tendo associado a este numa época mais tardia...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!