Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

02 de Agosto, 2007

O mito de Caco

O mito de Caco, que o une à figura de Héracles, tem um papel interessante na literatura grega e latina, já que pode ser considerado como o de uma figura que vai ganhando mais importância com o tempo.

Originalmente, este gigante era filho de Hefesto e aterrorizava a região onde hoje se situa a cidade de Roma. Contudo, quando roubou parte do gado de Gérion (ou Gerião), que Héracles estava a transportar para outro local como parte de um dos seus famosos trabalhos, o herói acabou por encontrá-lo e matá-lo.

Caco a ser vencido por Hércules

Assim, este poderá parecer um mito simples e breve, mas na versão mais popularizada entre os Romana toda esta história se mantém mas é dado um papel mais importante a Caco, em que passa a ser considerado como um deus regional do fogo, associado de forma ainda mais directa à capital do Império Romano e profusamente venerado entre esse povo.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!