Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

O mito de Caos, o primeiro de todos os deuses gregos

13.05.20

De entre as pesquisas menos vulgares que aqui foram feitas ao longo dos anos contam-se as de pessoas que queriam saber mais sobre um deus - ou o primeiro deus dos Gregos, segundo Hesíodo - chamado Caos na Mitologia Grega. E isso pareceu-nos um tanto ou quanto estranho, porque os únicos mitos que conseguimos encontrar em que o Caos tenha qualquer papel real são Teogonias.

Uma possível imagem do Caos

Na verdade, como já acontecia em casos como o de Nyx, a Noite, nos mitos da Grécia o Caos não era uma entidade antropomórfica. Não tinha cara, braços ou pernas, ou sequer uma voz real. O Caos era uma entidade completamente disforme, cujo único verdadeiro mito que nos chegou passa pela criação (completamente asexual, presume-se?) de várias outras entidades de maior relevância. O seu grande papel nos mitos é o de criador de outros deuses e divindades, mas um criador pouco ou nada interventivo, o que alguns séculos mais tarde levaria alguns filósofos a teorizar uma visão do divino que existe mas que pouco ou nada se importa com as nossas próprias vidas.

 

Assim, como podemos resumir o papel do Caos na Mitologia Grega? É, pura e simplesmente, um criador de outras figuras - se o primeiro, ou um secundário, já varia entre Hesíodo, [Pseudo-]Orfeu e outros autores - cujos actos se prendem com essa acção primordial - e nada mais. Quem disser o contrário, fá-lo sem qualquer apoio real das fontes da Antiguidade.

~~~~~~~
Gostas destes temas? Recebe-os no teu e-mail, de uma forma simples e totalmente gratuita:

Mais para ler