Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

O mito de Clitia, a que também podemos chamar a lenda do girassol, apresenta-nos uma ninfa que se apaixonou pelo deus grego Hélio. Se inicialmente o deus até pareceu retribuir esse sentimento, depois acabou por deixá-la em favor de outra mulher parcialmente divina. E então, se a ninfa até conseguiu separar este novo casalinho, depois também nunca recuperou o amor divino; mesmo assim, olhou o seu deus amado nos céus durante tempos e tempos infindáveis, acabando por se metamorfosear numa flor que durante o dia contempla sempre os raios do seu eterno amado - o girassol, que ainda nos nossos dias continua o seu comportamento apaixonado!

O mito de Clitia, ou a lenda do girassol

Este mito de Clitia, ou a lenda do girassol, não é uma história de amor, mas uma de desilusão e sofrimento. No entanto, de um ponto de vista puramente mitológico, que outra razão teria essa flor para fitar sempre o astro-rei, se não pelo facto de o amar sem fim até ao final dos tempos?

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!