Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

03 de Dezembro, 2021

O mito de Comatas

Não se pode afirmar que o mito de Comatas se encontre entre os mais famosos da Antiguidade. Por muito que se procure por ele, parece aparecer somente num único poema de um único autor, e mesmo aí é exposto de uma forma muito geral. Terá sido invenção desse poeta, ou será que as suas linhas nos preservam uma história que foi sendo esquecida ao longo dos séculos? Não sabemos responder a essa questão, mas trata-se de um mito tão curioso que dificilmente poderíamos deixar de falar dele aqui.

O mito de Comatas

Mas antes disso, preste-se alguma atenção ao vaso grego acima. Ele contém pelo menos um sátiro, mas quem prestar mais atenção poderá ver que as personagens humanóides se encontram acompanhadas por uma espécie de seres voadores, que, com maior atenção, podem ser distinguidos como abelhas. Isto bate certo com uma visão da Antiguidade em que, seguindo autores como Plínio o Velho e seus antecessores, estes animais eram considerados como pequenos pássaros. E é, de facto, de abelhas que fala este mito de hoje, razão pela qual decidimos mostrar o curioso vaso representado acima.

 

Comatas era um pastor que vivia algures em terras da Grécia. Um dia, viu as nove Musas a passearem, próximas de uma fonte, e tornou-se um enorme seguidor delas, o que até poderá ser uma metáfora para dizer que se tornou poeta. Algum tempo depois, enquanto andava pelos campos, perdeu uma das ovelhas do seu patrão. Este, muito zangado com a ocorrência, fechou o pastor dentro de uma enorme caixa, pretendendo assim deixá-lo para morrer. Contudo, as Musas, tristes com toda esta ocorrência, e desejando poupar a vida do seu seguidor, enviaram-lhe as suas abelhas, que entraram pela fechadura da caixa e deram o seu mel a Comatas. E, depois, quando a caixa foi finalmente reaberta - tarammmmm - este herói mostrou-se vivo, seguro e na mais plena saúde, fruto do auxílio que as famosas sete irmãs lhe tinham dado!

 

Se existem outros mitos gregos em que as abelhas têm um papel significativo - por exemplo, segundo uma versão também terão sido elas, juntamente com Amalteia, que deram comida ao jovem Zeus quando este teve de esconder de seu pai - este é particularmente digno de nota por também apresentar as Musas como figuras intervenientes na história. E isso sim, é muito mais raro no panorama geral dos mitos gregos e latinos da Antiguidade, razão pela qual sentimos que esta pequena história de Comatas tinha de ser recordada por cá...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

2 comentários

Comentar publicação