Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

01 de Outubro, 2020

O mito de Dhenuka

O mito de Dhenuka, ou Denuka, provém de terras da Índia, sendo particularmente famoso dada a sua associação com a história de Krishna.

Dhenuka a ser derrotado

Dhenuka era o líder de um grupo de demónios que, por uma qualquer razão inexplicável, decidiram todos tomar a forma de burros. Sob essa forma, guardavam uma determinada floresta próxima do Rio Jamuna, aparentemente nunca causando qualquer espécie de problema mais significativo.

Depois, num dado dia, Krishna e o seu irmão Balarama passaram por essa floresta e viram algumas belas frutas no topo de uma árvore. Procurando comê-las, abanaram as árvores, fazendo cair muito mais frutas do que aquelas que necessitavam. Possivelmente em virtude desse excesso Dhenuka atacou-os, juntamente com os seus companheiros. No entanto, foram facilmente derrotados, com Balarama a pegar nas próprias pernas traseiras dos vários burros e usá-las para os atirar contra as árvores, partindo os seus corpos em mil pedaços e como que libertando a floresta para outros usos.

 

O que podemos dizer sobre este mito? Decidimos contá-lo por cá em virtude do facto dos demónios representados por Dhenuka utilizarem a forma de burros. Salvo algumas raras excepções, não existem muitos mitos ou lendas em que estas criaturas tenham um papel principal, razão pela qual não quisemos deixar de lado esta curiosa excepção.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!