Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

10 de Junho, 2025

O mito de Leuce, raptada por Plutão

O mito de Leuce, figura raptada por Plutão, levanta um conjunto de questões curiosas, dentro dos mitos gregos e latinos. Sabe-se dos muitos amores de Zeus / Júpiter, e o seu irmão dos mares também teve uma vida amorosa relativamente conturbada, mas o caso do terceiro irmão, Plutão (ou Hades, se preferirem), prima pela estabilidade. Ele famosamente raptou Proserpina (ou Perséfone), e é com essa rainha a seu lado que aparece em muitos outros mitos (como o de Orfeu), mas existem razões para crer que esse evento não foi um caso único. Existe pelo menos um outro, o de uma ninfa chamada Leuce, que é muito pouco conhecido, pelo que decidimos dedicar-lhe as linhas de hoje.

O mito de Leuce, raptada por Plutão

De acordo com esta breve história, Leuce era filha de Oceano, e uma das muitas belas ninfas que na altura populavam o mundo. Um dia, Plutão apaixonou-se por ela e decidiu raptá-la, levando-a para o submundo. É provável que tenham vivido felizes por muitos anos, mas sabendo-se que as ninfas não são imortais, o inevitável acabou por acontecer. Leuce faleceu, e como homenagem a essa amada o deus regente do submundo transformou-a então numa árvore, que continuou a viver para toda a eternidade nos Campos Elísios. Hércules viu-a, quando desceu ao submundo, e até coroou o seu famoso feito com algumas das folhas desta transformada figura.

 

Fala-se, então, aqui de um rapto, como o de Proserpina, mas a breve representação que nos chegou desta história nada nos diz sobre os sentimentos da raptada. Será que ela amava o raptor? Será que se deixou "raptar", por saber o quão bem ia ser tratada? A história, na forma como ainda a temos hoje, nada nos diz sobre essas coisas, sendo apenas de supor que este episódio ocorreu antes do da segunda rainha de Plutão.

No entanto, o que este mito tem de significativo é que permite aos leitores saber que o caso de Proserpina, talvez um dos mais famosos mitos entre os Romanos, não foi tão único como se tende a supor. Hades também raptou esta Leuce, aparentemente muitos anos antes, com o próprio nome da ninfa - Λεύκη, "branca" - a sugerir que este era um mito originalmente grego, mas que apenas nos chegou através de um autor latino. Terão existido outros raptos? Será que era este o método usado por este tenebroso deus do Olimpo para encontrar as suas parceiras, como pode parecer agora? Não sabemos, não abundam histórias de ele se ter apaixonado por outras mulheres, mas face a este mito temos é a certeza de que ele raptou pelo menos duas figuras do sexo feminino...

Gostas de mitos, lendas, livros e curiosidades antigas?
Subscreve grátis e recebe os nossos novos artigos por e-mail!