Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

04 de Junho, 2020

O mito de Toth, inventor da escrita

O mito de Toth, figura também conhecida entre nós pelos nomes de Tote ou Thoth, é talvez um dos mais famosos do Antigo Egipto, pelo facto de este deus ser frequentemente apresentado não só como a figura associada a todo o conhecimento, mas igualmente pelo facto de se acreditar que tinha sido ele a trazer o dom da escrita à humanidade, inaugurando uma sequência de (suposta) preservação do conhecimento divino que, séculos mais tarde, acabará por dar lugar ao Corpus Hermeticum, entre outras obras supostamente etéreas e de conhecimento divino.

Toth ao lado de Ammit

Mas o que diz, então, o mito de Toth? Infelizmente, as histórias egípcias que nos chegaram são frequentemente fragmentárias, impedindo que se conte a história deste deus numa só narrativa com princípio, meio e fim, mas temos é pleno conhecimento de um factor muito importante - quando havia a necessidade de escrever ou anotar algo, era sempre este o grande deus envolvido nessa tarefa. Por exemplo, quando falámos sobre a deusa Ammit e a pesagem das almas (deusa novamente assinalada na imagem acima), à sua frente pode ser visto este deus, Toth, prestes a fazer o seu trabalho e a anotar, aparentemente num papiro, o resultado de cada pesagem individual. Era, por isso, um deus escriba, mas também um deus de todo o conhecimento, desde a Astrologia até à Oratória, passando pela Botânica, Geometria e Matemática - ou, mesmo para simplificar, de todas as áreas do conhecimento, sem excepção de maior relevância.

 

Outro elemento comum nas várias referências - agora iconográficas - a Toth é o facto de ele ser frequentemente representado com a cabeça de um íbis, tornando bastante fácil a tarefa de o reconhecer entre os outros constituintes do panteão egípcio. Se existem excepções - também pode aparecer representado sob a forma de um babuíno, talvez pelo facto desses animais poderem utilizar ferramentas, como o deus o fazia para a sua escrita - a utilização da forma de íbis parece ser quase uma regra, mais do que uma excepção.

 

Mas, para terminar, será que existe algum mito de Toth, na Mitologia Egípcia, específico a essa figura? Mais do que procurar um mito essencial em que ele tenha o papel principal, o que encontrámos foram vários relatos em que ele aparece como uma figura secundária, auxiliando, por exemplo, na tarefa de completar o ano com os 365 dias que ainda actualmente tem, ou ajudando Ísis na procura por Osíris. Este deus parece ser, portanto, uma figura importante, mas de segunda linha entre os seres divinos, pelo menos entre as fontes literárias que nos chegaram - mas, admita-se, já não sabemos até que ponto isso capta a realidade existente no Antigo Egipto, podendo Toth ter sido uma figura de maior importância mas cujos mitos essenciais já não nos chegaram bem representados!

~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas e literatura? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!