O mito do touro de bronze de Fálaris
O mito do touro de bronze de Fálaris é relativamente conhecido nos nossos dias, ao ponto de até ter aparecido em filmes recentes. Assim, conte-se resumidamente toda a história que o envolve:
Perilo construiu um touro de bronze para Fálaris, um singular bovino que podia ser aquecido para assar até à morte quem fosse colocado no seu interior, mas que também transformava os gritos de quem lá fosse colocado no som característico do cornudo animal. Então, recebendo essa prenda, Fálaris testou-a imediatamente no seu criador, que morreu uma morte horrenda.
Como já referido, este é um mito relativamente famoso, que até apareceu num filme de 2011 (Immortals), mas que, contudo, também pode ter sido mais histórico que meramente mítico. Várias são as menções, não só na literatura da altura mas também em textos mais recentes, a pessoas que teriam sido torturadas recorrendo a um artifício semelhante a este, mas não sabemos até que ponto essas torturas se poderão ter inspirado verdadeiramente no mito do touro de bronze de Fálaris.