Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

O mito japonês do Kappa

17.04.20

Alguns Kappas

O mito de hoje vem de terras do Japão, mas é conhecido no ocidente pela sua aparição ocasional em algumas séries animadas. Como visto na imagem acima até pode ter várias formas, mas é normalmente representado como uma tartaruga antropomórfica. Mas quem é, afinal de contas, esta criatura conhecida como Kappa? Curiosos?

 

O Kappa não é um monstro, no sentido negativo da palavra, mas uma pequena criatura quase inofensiva que se diz viver nos cursos de água do Japão. Normalmente só faz traquinices, mas quando alguém se cruza com uma destas criaturas pode ser afogada, talvez por brincadeira e pelo facto do Kappa não compreender que os seres humanos e os outros animais, normalmente, não conseguem respirar debaixo de água.

Outro aspecto curioso desta criatura é a espécie de superfície circular que tem na parte superior da cabeça. É o seu ponto fraco, uma espécie de recipiente com água que o enfraquece bastante se for derramado.

 

De onde terá vindo a ideia da existência desta criatura? É quase certamente uma criação paterna para ajudar na educação dos filhos pequenos. A sua associação aos cursos de água (que os mais jovens deveriam evitar), juntamente com o facto de esta se tratar de uma criatura muito educada (e que, em algumas histórias, é até derrotada pela simpatia e cordialidade de quem a encontra), poderá ter sido uma forma de fomentar a educação dos mais novos, bem como de assegurar que eles têm um certo receio de brincar onde não deviam, sob pena de se afogarem...

~~~~~~~
Gostas destes temas? Recebe-os no teu e-mail, de uma forma simples e totalmente gratuita:

Mais para ler