O mito romano de Perimele
O mito de Perimele é um de muitos mencionados nas obras poéticas de Ovídio. Ele fala brevemente desta figura nas suas conhecidas Metamorfoses, mas talvez seja importante começar por frisar que não parece ser um mito dos Gregos - que até conheciam outras figuras com este nome, mas aparentemente não esta... - mas sim possivelmente uma invenção, ou uma readaptação, ovidiana.
Essencialmente, sobre a mais notável de diversas figuras chamadas Perimele, pode dizer-se que foi uma das paixões do deus-rio Aqueloo. Este seduziu a jovem, amou-a e acabou por engravidá-la. Mas, quando o pai da jovem começou a notar a sua protuberante barriga, apercebeu-se do que tinha acontecido e decidiu que não tinha qualquer outro remédio excepto matá-la. Para tal, decidiu atirá-la de um penhasco local, mas quando Aqueloo se apercebeu do que ia tomar lugar com a sua antiga amada, falou com o deus Neptuno, rei dos mares, que em vez de deixar Perimele afogar-se a transformou numa ilha, uma das várias que compõem o arquipélago grego que é o chamado das "Equinadas".
Não conseguimos descobrir o seu nome actual, que parece ter sido alterado ao longo do tempo, mas este é um simples mito de uma metamorfose, entre muitos outros que se foram tornando populares através do poeta latino, mas que não parecem ter qualquer correspondência directa nos mitos dos Gregos. Ou, se ela existia, parece ter sido perdida ao longo do tempo, já que não conseguimos encontrar qualquer referência directa a uma figura com este nome que corresponda à apresentada nos versos de Ovídio. E, em temas como estes, face ao facto do mesmo também acontecer com alguns outros mitos presentes nos poemas ovidianos (e.g. o caso do Ofiotauro, entre muitos outros), essa ausência pode ser muito conclusiva!