O mito de Prosimno, ou o primeiro dildo(?)
O mito de Prosimno, a que até poderíamos acrescentar um subtítulo de o primeiro dildo, é tão invulgar quanto obscuro (só o encontrámos de forma mais notável em Pseudo-Nono), mas provavelmente também um pouco inapropriado para os mais novos - perdoem-nos os pais, familiares, encarregados de educação e pessoas com papéis semelhantes. Deixado então este aviso inicial, continuamos então com a trama do mito grego.
Numa dada altura o deus Dioniso procurava a entrada para o reino de Hades, de forma a trazer de volta à vida a sua mãe. Incapaz de encontrar esse local, acabou por se cruzar com um pastor de nome Prosimno. Este acedeu a ajudá-lo, desde que o deus aceitasse fazer amor com ele. Por motivos de tempo, Dioniso acedeu a este pedido mas com a contingência de que aguardassem até ao seu retorno. Porém, quando o deus depois voltou ao mundo dos vivos Prosimno já tinha morrido. Então, construiu um enorme falo de madeira, uma espécie de primeiro dildo, colocou-o sobre o túmulo do pastor e como que cumpriu parte da sua promessa.
Tome-se em atenção que nenhum autor nos conta este mito de Prosimno, ou do primeiro dildo, por completo e de uma forma contínua, sendo apenas inferida do cruzamento de várias fontes literárias. Ainda assim, não deixa de ser curiosa ao ponto de merecer ser mencionada por cá - o que vos parece? Já conheciam?