Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

05 de Março, 2021

O que significa o sétimo céu?

A expressão sétimo céu é uma de aquelas que ainda tendemos a utilizar no nosso dia a dia, mas que muitas vezes até evocamos sem poder compreender verdadeiramente. Portanto, qual é a sua origem e o que significa? De onde vem essa expressão, ainda tão conhecida nos nossos dias?

Um exemplo do sétimo céu

Na sua forma mais simples, a busca por esta expressão deve levar-nos a tempos da Antiguidade e a uma ideia de que os céus em redor do nosso planeta eram uma espécie de esferas concêntricas. Imaginava-se, numa espécie de ideia que será repetidamente reutilizada e refinada ao longo dos séculos, que - por exemplo - os diversos planetas se movimentavam em esferas celestes completamente diferentes, como as que se encontram no interior de uma esfera armilar (ver acima), cada qual numa esfera completamente distinta. Nesse sentido, o que existia no sétimo céu, ou na sétima dessas esferas celestes, foi variando de século para século e de tradição para tradição, sendo difícil traçar todo o seu percurso de uma forma simples. Porém, é particularmente importante o facto de nas tradições islâmicas, como nas judaico-cristãs, este ter sido o local em que a figura divina e os seus anjos, ou alguma outra figura bíblica de grande importância, tinha a sua residência.

Assim sendo, "estar no sétimo céu", tendo por base esse contexto cultural, significa estar numa espécie de paraíso, num local tão idílico em que até se tem, metaforicamente, a companhia das mais importantes figuras religiosas da nossa cultura ocidental.

~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades?
Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail ou no Twitter!
~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~