Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

05 de Outubro, 2020

O que significa a música em "I, Carumbus"?

No segundo episódio da 32ª temporada dos Simpsons, entitulado I, Carumbus, surge uma pequena música em Latim, com uma letra bastante simples, que aqui traduzimos para Português:

I, Carumbus

O ascendimus nosÓ, nós ascendemos
Ex SuburaDa Suburra
Ad Villam Palatinam OptimamPara uma boa casa palatina
Ascendimus nosNós ascendemos
Ex SuburaDa Suburra
Vinum Tandem Bibemus FalernumE finalmente bebemos vinho
falerno

 

Mas o que significam verdadeiramente esta espécie de versos presentes no episódio I, Carumbus? No contexto em que são apresentados na história, a personagem principal tinha uma lavandaria pequena e pouco eficiente, que depois passou a ganhar muito mais dinheiro quando os escravos, e ex-companheiros, de Homer Simpson tiveram a ideia de recolher xixi à porta dos bares da cidade. Essa matéria-prima, de que tanto necessitavam, deu muito dinheiro à empresa, e então, na pequena cantilena, as personagens cantam que saíram da Suburra - a parte mais pobre da cidade de Roma - para irem viver numa casa no Monte Palatino, um local mais caracterizado por residências abastadas, e em que já podiam - fruto das suas novas posses, claro está - beber o famoso, e certamente caro, vinho falerno!

 

É uma música simples, quase em estilo gospel, mas que dá um colorido especial ao episódio I, Carumbus, mas lembre-se até que não é a primeira vez que esta série dos Simpsons reaproveita temas da Antiguidade, e que mesmo nesta história em particular existem muitas outras referências ao Império Romano e à cultura dos Romanos, desde lutas de gladiadores até um esquema maquiavélico para Bart Simpson se tornar imperador...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!