Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

No segundo episódio da 32ª temporada dos Simpsons, entitulado I, Carumbus, surge uma pequena música em Latim, com uma letra bastante simples, que aqui traduzimos para Português:

I, Carumbus

O ascendimus nosÓ, nós ascendemos
Ex SuburaDa Suburra
Ad Villam Palatinam OptimamPara uma boa casa palatina
Ascendimus nosNós ascendemos
Ex SuburaDa Suburra
Vinum Tandem Bibemus FalernumE finalmente bebemos vinho
falerno

 

Mas o que significam verdadeiramente esta espécie de versos presentes no episódio I, Carumbus? No contexto em que são apresentados na história, a personagem principal tinha uma lavandaria pequena e pouco eficiente, que depois passou a ganhar muito mais dinheiro quando os escravos, e ex-companheiros, de Homer Simpson tiveram a ideia de recolher xixi à porta dos bares da cidade. Essa matéria-prima, de que tanto necessitavam, deu muito dinheiro à empresa, e então, na pequena cantilena, as personagens cantam que saíram da Suburra - a parte mais pobre da cidade de Roma - para irem viver numa casa no Monte Palatino, um local mais caracterizado por residências abastadas, e em que já podiam - fruto das suas novas posses, claro está - beber o famoso, e certamente caro, vinho falerno!

 

É uma música simples, quase em estilo gospel, mas que dá um colorido especial ao episódio I, Carumbus, mas lembre-se até que não é a primeira vez que esta série dos Simpsons reaproveita temas da Antiguidade, e que mesmo nesta história em particular existem muitas outras referências ao Império Romano e à cultura dos Romanos, desde lutas de gladiadores até um esquema maquiavélico para Bart Simpson se tornar imperador...

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!