Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

03 de Dezembro, 2020

O que significa Gambito de Dama?

Na verdade, qual o significado de Gambito de Dama ou Gambito da Rainha? Face à popularidade de uma série de televisão recente, surgiu aqui repetidamente esta questão, em particular em referência ao significado de toda a expressão. E podemos esclarecê-la, claro!

 

Se já cá falámos anteriormente de um grande segredo do jogo do Xadrez, nomeadamente em relação à forma como as peças se movem, também existem um conjunto de informações que mesmo aqueles que já saibam os movimentos básicos deste jogo poucas vezes conhecem. Entre eles conta-se o facto de muitas das jogadas e técnicas do Xadrez terem nomes específicos. O mais famoso é provavelmente o Roque, que permite à peça do Rei andar duas casas de uma só vez (em condições muito específicas), mas até existem muitas outras. Nesse sentido, um Gambito é uma jogada em que se sacrifica deliberadamente uma peça para se ganhar uma vantagem face ao adversário. E é no mesmo seguimento que surge então o Gambito de Dama, uma forma muito específica da jogada referida acima.

 

E afinal, em que consiste essa jogada do Gambito de Dama, que é chamada em Inglês Queen's Gambit, como o título original da nova série? Essencialmente, é uma jogada de abertura em que ambos os adversários movem o Peão em frente às respectivas Rainhas duas casas para a frente, e em seguida o jogador das peças brancas move o Peão em frente ao Bispo esquerdo duas casas também para a frente, permitindo ao adversário tomá-lo na jogada seguinte, se assim o desejar, numa situação semelhante à apresentada nesta imagem:

Gambito de Dama, significado

Ou seja, em suma, se um Gambito é o nome técnico dado ao sacrifício de uma peça para que se possa ganhar uma vantagem específica, o Gambito de Dama implica sacrificar, de uma forma planeada e logo no início do jogo, o Peão em frente a esta para conquistar, muito rapidamente, o controlo do centro do terreno de jogo, algo que os jogadores de Xadrez mais experientes saberão usar em seu favor. E, se depois disto alguém até quiser aprender mais sobre o passado e história deste famoso jogo de tabuleiro, poderá igualmente ler um livro gratuito de que já cá falámos antes.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!