Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

02 de Setembro, 2021

O Secular das Nuvens e o Homem das Sete Dentaduras - duas lendas (quase) perdidas

De entre as lendas de Portugal, é provável que a deste Secular das Nuvens (a que depois juntamos a do Homem das Sete Dentaduras, por razões explicadas abaixo), também conhecido como Escolar da Nuvens ou Escolarão, seja a mais estranha de todas elas, porque nos preserva um conjunto de ideias que é muito pouco comum nos mitos e lendas do nosso país. Não acreditam? Vejamos então a sua pequena história, com base no (pouco) que ainda se sabe sobre esta figura mitológica, mas aconselhamos que os mais sensíveis não leiam o parágrafo seguinte:

O Secular das Nuvens

Supostamente, e na versão nacional da lenda, se alguém morresse de uma morte extremamente horrenda, ao ponto do seu corpo ser completamente destruído, a pessoa depois transformar-se-ia num Secular das Nuvens. E em que consiste essa tal "morte extremamente horrenda"? Para o tal efeito se produzir, a pessoa deveria ser morta muito devagarinho, pedacinho por pedacinho, ao ponto de toda a carne ser reduzida a picadinho... e depois, quando isso acontecesse, se a carne em questão se mantivesse em total repouso durante um ano, a pessoa iria sofrer uma estranha metamorfose, ascendendo aos céus e ganhando o poder de controlar as tempestades.

 

Toda esta espécie de lenda levanta muitas questões, mas é igualmente infeliz que não tenhamos muitas respostas para lhes dar, porque as raríssimas fontes literárias que nos preservaram esta história não nos permitem saber muito mais. O nome desta figura, tenha ele sido originalmente Secular das Nuvens ou Escolar das Nuvens, remete-nos facilmente para o uso da magia por elementos internos, pela sua alegada capacidade para controlar os elementos, mas o porquê da necessidade da destruição do corpo não é fácil de compreender... seria pela necessidade de transcender a condição humana, que apenas se julgava possível pelo abandono do corpo? Admitidamente, não sabemos, porque já muito pouco se sabe sobre esta figura e toda a possível história que o envolveria!

O Homem das Sete Dentaduras

Normalmente as nossas linhas ficariam por aqui, mas pareceu-nos uma boa altura para falar de uma outra figura da Mitologia Portuguesa, um tal Homem das Sete Dentaduras, que também sofre do mesmo problema que a figura anterior.

Portanto, e nesse seguimento, o Homem das Sete Dentaduras era uma figura lendária, supostamente humana, que tendia a aparecer por volta do meio-dia e comia tudo aquilo com que se deparava. Presume-se que fosse para essa mesma tarefa que necessitava dos seus sete conjuntos de dentes, mas infelizmente não se sabe muito mais sobre esta invulgar criatura. Seria uma espécie de Cuca ou Coca, um antigo Papão, usada para assustar os meninos e fazê-los evitar as horas de maior calor? É possível que sim, mas o muito pouco que ainda se pode saber sobre ela não nos permite saber mais.

 

Em suma, o Secular das Nuvens e o Homem das Sete Dentaduras representam uma face da Mitologia Portuguesa que se foi perdendo progressivamente e, portanto, sobre a qual já não sabemos quase nada. Já nos tínhamos deparado antes com um problema semelhante, quando aqui falámos sobre os Olharapos, Olharapas e Olhapins, mas há que fazer nossas as palavras de alguns estudiosos do século XIX, quando eles admitiram que alguns elementos dos mitos e lendas nacionais se estavam a perder - e, de facto, acabaram mesmo por perder-se, salvo em ténues menções que nos chegaram por via dos trabalhos que eles tentaram fazer.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!

2 comentários

Comentar publicação