Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

O mito de Nyx, deusa grega da noite

10.03.17

Nyx, a noite

Nyx, também conhecida como Nix ou a Noite, é uma deusa grega associada à noite mas sobre a qual, realisticamente, muito pouco alguma vez nos é dito. Na verdade, a principal fonte de informação sobre ela é o poeta Hesíodo, que na sua Teogonia nos diz essencialmente que Nyx nasceu do Caos, antes de se unir a Érebo. Autores posteriores foram-lhe dando os mais diversos filhos, mas salvo uma breve aparição na Dionisíaca de Nono de Panopólis, Nyx é um conceito disforme, mais do que uma deusa antropomórfica que tenha participado em diversos mitos.

 

Contudo, uma falta de informação real em relação a esta deusa da noite levou a um desenvolvimento inesperado nos nossos dias - se ela raramente aparece de uma forma palpável em mitos gregos ou latinos, mas o seu nome até aparece frequentemente em rituais mágicos da Antiguidade, surgiu a necessidade de lhe dar uma forma. Essa ideia de magia, associada à escuridão e ao seu carácter de deusa da noite, leva a que ela seja - hoje - representada com um aspecto gótico, como se de uma feiticeira se tratasse, que são características que ela não tinha originalmente. Na verdade, tentar representar Nyx seria o mesmo que tentar fazer um desenho da Paz, da Dor ou da Felicidade - dificilmente o podemos fazer, porque são meros conceitos sem uma forma humana.

Por isso, quem quisesse representar Nyx, a Noite, deveria fazê-lo como uma mera folha pintada de preto, porque era assim que os Antigos a viam. Tudo o resto é pura e mera imaginação dos nossos dias.

~~~~~~~
Gostas destes temas? Recebe-os no teu e-mail, de uma forma simples e totalmente gratuita:

Mais para ler