Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

"Oitavo Livro de Moisés"

18.01.19

Os símbolos místicos reproduzidos acima provêm de um texto chamado Oitavo Livro de Moisés, encontrado no século XIX mas provavelmente escrito ainda nos primeiros séculos da nossa era. Este Oitavo Livro de Moisés, hoje incompleto (na edição a que tivemos acesso termina mesmo antes de explicar como invocar os mortos), contém um ritual mágico de invocação divina, que já apresentava muitos dos elementos que reaparecem em rituais mais recentes, com passagens como a seguinte:

 

Chamo o Teu Nome, o maior entre os deuses. Se o disser por completo, irá ocorrer um terramoto, o sol irá parar, a lua irá ter medo, e as rochas, montanhas, mares, rios, e todos os líquidos serão petrificados; todo o universo será lançado no caos.

 

No meio dessas invocações surgem duas teogonias muito semelhantes, que foram copiadas para o local por um evidente engano, até porque o ritual depois prossegue como se elas aí nem estivessem. Terá sido por isso que este Oitavo Livro de Moisés foi descartado, sendo re-encontrado tantos anos depois? Não sabemos...

 

Uma última curiosidade - porquê "oitavo" livro? Cinco dos livros do Antigo Testamento são tradicionalmente atribuídos a Moisés, pelo que a atribuir-se um texto mágico ao mesmo autor teria de ser, pelo menos, o sexto. Não sabemos se existiu - um sexto e sétimos livros foram publicados no século XIX, mas são falsificações modernas - mas o título deste Oitavo Livro de Moisés pode, de alguma forma, levar-nos a acreditar que sim, que numa dada altura até poderão ter existido três (ou mais) grimórios associados a esta figura bíblica.

~~~~~~~
Gostas destes temas? Recebe-os no teu e-mail, de uma forma simples e totalmente gratuita:

Mais para ler