Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

23 de Dezembro, 2020

Onde nasceu Jesus Cristo?

O local onde nasceu Jesus Cristo é um dos grandes mistérios do Cristianismo. Quem for ler o Novo Testamento depressa conseguirá concluir que esta famosa figura nasceu em Belém, na Judeia, mas informações mais precisas não parecem estar verdadeiramente disponíveis no texto. Será, por isso, que ele nasceu numa casa, num estábulo, numa caverna, ou até num qualquer outro local?

 

Quem conseguir recordar a trama de toda a história poderá lembrar-se que, aquando de uma sua viagem, Maria e José tentaram dormir numa espécie de pousada, mas foram informados de que não havia qualquer lugar livre - logo, torna-se improvável que ele tenha nascido numa casa, ou num qualquer local em que fossem alugados quartos. Mas, então, onde nasceu Jesus Cristo?

O texto latino diz-nos que este filho de Maria nasceu e foi colocado in praesepio, ou seja, numa manjedoura. Naturalmente que este é o nome dado a um local onde os animais comem, dando a sugestão de um nascimento num local indeterminado mas onde podiam até existir animais. Mas, ao mesmo tempo, isto não descarta a possibilidade de que ele tenha nascido noutro local e, posteriormente, tenha sido colocado numa manjedoura. As fontes, pura e simplesmente, não nos dão esta informação de forma clara, como já cá discutimos o ano passado.

Onde nasceu Jesus Cristo?

Depois, quando o episódio começou a ser representado na arte - acima, pode ser visto uma representação do século IV, possivelmente a mais antiga que nos chegou - deve ter surgido um problema. Se Jesus Cristo fosse apresentado somente numa manjedoura, como seria possível reconhecer de quem se tratava? É provável que, para facilitar esse reconhecimento, tenham sido adicionados à representação dois animais - um burro e uma vaca - dando um maior crédito à ideia de que se tratava de uma espécie de estábulo. Caso contrário, o que fariam os dois animais numa caverna? Mesmo que se queira acreditar que o burro era aquele que transportava Maria na longa viagem, e que por isso pernoitava próximo do casal, de onde apareceu toda a figura do bovino?

 

Este problema levanta uma possibilidade intrigante, quando inquirimos sobre o local onde nasceu Jesus Cristo - será que ele não nasceu numa caverna que estava a ser reutilizada como estábulo? É uma possibilidade como qualquer outra, sendo apenas apoiada num conjunto de provas circunstanciais, como o facto de textos apócrifos mencionarem esse local, ou a Igreja da Natividade, em Belém, ter sido construída sobre uma caverna - e porque estaria uma manjedoura nesse local? Ou a caverna, como supomos nestas linhas, estava mesmo a ser usada como estábulo, ou Maria e José conseguiram obter, talvez por empréstimo, essa peça de mobília onde colocar o menino, como o Corão parece indicar, ao nos dizer que existia uma palmeira por perto - estaria ela imediatamente fora da caverna, levando o casal a entrar para descansar durante a noite? São apenas suposições...

Viajemos então ao local dos acontecimentos, de um forma completamente virtual. Quem olhar pelo local acima, presente na Basílica da Natividade, poderá aí ver aquele que poderá ser um dos locais mais sagrados do Cristianismo, o suposto local do famoso nascimento, onde um dia se acreditou que esteve a manjedoura. Mas será que foi mesmo este o local dos acontecimentos? Temos a certeza? Na verdade não sabemos, nem podemos ter a certeza. As fontes literárias que temos não nos são suficientes para o podermos afirmar - mas é o que a tradição do Cristianismo, a mesma que nos transmitiu muitas outras ideias relativas à mesma religião, como o do local em que esta figura veio a falecer e ressuscitar, nos diz, quer queiramos, quer não!

 

Pergunte-se, então e para concluir, onde nasceu Jesus Cristo... sabemos que, segundo as fontes literárias, foi na povoação de Belém, na Judeia. Sabemos, igualmente, que após o nascimento o recém-nascido foi colocado numa manjedoura. Mas, admita-se sem qualquer dificuldade, não sabemos é se ele nasceu numa caverna ou num estábulo, sendo essa primeira possibilidade mais aceitável e conhecida somente com base nas tradições mencionadas acima. E, por vezes, em situações como estas é importante saber admitir isto mesmo, que existem coisas que sabemos e coisas que, aparentemente, ficarão desconhecidas para o futuro e no segredo dos deuses...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!