Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

21 de Janeiro, 2019

Oração de Santo Erasmo (ou Santo Elmo, ou Santo Arasmo)

A Oração de Santo Erasmo faz parte de um conjunto de rezas populares que foram sendo esquecidas ao longo dos séculos. A mais conhecida entre nós é ainda provavelmente a Oração de Santa Bárbara, que se acredita ter o poder de afastar as trovoadas, mas até já existiram muitas mais, como a que se reproduz a seguir:

A Oração de Santo Erasmo, Arasmo ou Elmo

Senhor Santo Erasmo, Bispo,
Arcebispo, Capelão e Confessor
De meu Senhor Jesus Cristo!
Papa em Roma
Por esses ardores e fervores que tiveste
Em vosso coração quando viste
Estes cruéis inimigos a vossas ilhargas,
Para vossas tripas vos tirarem
Em um caneleiro encanelar
E no mar sagrado vo-las botar;
Assim, Senhor, fazei isto que vos peço!

 

Dada aqui a oração, talvez ainda importe perguntar a identidade do santo a que ela se refere. Pela referência às "tripas" e ao "mar" ele pode ser reconhecido como Erasmo de Fórmias (i.e. uma cidade em Itália), falecido por volta de inícios do século IV, que entre muitas outras torturas parece ter sido esventrado com um guincho de um navio, assim se justificando uma estranha associação desta figura às dores de barriga e aos marinheiros.

Mas as linhas de hoje ainda não ficam por aí. Este santo é conhecido por diversos nomes - não só Santo Erasmo, mas também Santo Arasmo, Santo Elmo, São Telmo, etc. Como é que ele obteve esses seus mais diversos nomes é uma história que terá de ficar para outro dia, mas deve ser frisado que é esta a figura santa associada ao fenómeno do chamado Fogo de Santelmo, que em outros tempos era muito presenciado pelos nossos navegadores, e que eles tendiam a considerar como um sinal da presença do santo. Se ele vinha para os transportar para o outro mundo, ou apenas para acalmar toda a tempestade, é um ponto em que as opiniões tendiam muito a divergir...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!