Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

A história da origem e significado de Eureca! (ou Eureka!) é relativamente famosa, mas no entanto nunca é demais recordá-la. Conta que o rei Hieron II (ou Hierão) um dado dia decidiu mandar fazer uma coroa votiva para um dado templo. Esta deveria ser feita com todo o ouro que o rei tinha fornecido (e que até era bastante), mas como ter a certeza que essa promessa foi cumprida? Poderia parecer uma questão complicada, razão pela qual o rei se aproximou de Arquimedes e pediu a sua ajuda para descobrir a verdade.

 

Também Arquimedes teve alguma dificuldade em descobrir a resposta, até que, um dado dia, ao ir tomar banho notou que quando se imergia na banheira o nível da água subia. Ficou tão surpreso com a situação que, segundo nos é dito, gritou "Eureca! Eureca!" enquanto corria nu pelas ruas de Siracusa. O que significa esta palavra? Não é mais do que uma interjeição em Grego Antigo, Εὕρηκα, que tem o significado de "Eu descobri, eu descobri!"

Eureka!

Foi este mesmo princípio que Arquimedes depois usou para saber a densidade da coroa, o que lhe resolveu o problema, mas esta mesma história de Eureca também tem um aspecto muito menos conhecido - afinal de contas, era a coroa de ouro maciço ou não? Segundo nos conta Vitrúvio, parece que o comerciante tinha mesmo enganado o rei, ficando com parte do ouro para si mesmo e fazendo a coroa com menos ouro e mais prata. Assim se resolveu todo o mistério!

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!